Saiu o resultado do Brasil Beer Cup, concurso organizado pelo Science of Beer Institute, que foi realizado em Florianópolis, entre os dias 22 e 24 de novembro. 269 rótulos de cervejas brasileiras foram premiados no concurso deste ano. Ao todo, 270 cervejarias se inscreveram e enviaram 1216 amostras para a avaliação, em 157 diferentes estilos!
Eu sempre falo que tem muito estilo de cerveja para provar, tá vendo?
Vamos às medalhas! Foram 83 medalhas de ouro, 94 medalhas de prata e 92 medalhas de bronze. No ranking estadual, ficou assim:
- Santa Catarina, com 85 medalhas
- São Paulo, com 51 medalhas
- Paraná com 41 medalhas
- Rio Grande do Sul com 26 medalhas
- Minas Gerais com 22 medalhas
Entre os prêmios especiais, a melhor cerveja do ano, na categoria experimental, ficou com a Berliner Weiss do Grupo Petrópolis. Na categoria comercial, a Cervejaria Belgard levou com a Catharina Sour Pitaya e Maracujá.
Por último, na categoria Inovação, a cerveja Clara de Fazenda, da Endemic Brewing, levou o prêmio. Essa cerveja foi feita com ingredientes nacionais e é uma mistura (blend) entre cervejas de diferentes fermentações, com brettanomyces (um tipo de levedura) e cervejas frescas. Fiquei bastante curioso para saber como ficou essa bebida!
Entre as cervejarias, o prêmio de cervejaria do ano de grande porte ficou com a Cervejaria Blumenau. Na categoria de médio porte, o prêmio ficou com a Cervejaria Bodebrown. E a cervejaria Masterpiece recebeu o título de cervejaria do ano de pequeno porte.
Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo. Você pode acompanhar a cerimônia, gravada, no vídeo abaixo:
Medalhas
Entre os estilos mais conhecidos, separamos alguns destaques da premiação deste ano.
Na clássica India Pale Ale, inglesa, a campeã foi a Goose Ipa, com a medalha de ouro. A medalha de prata foi para a Al Fero Ipa, da Cervejaria Al Fero, de Santa Catarina. E em terceiro lugar com a medalha de bronze, ficou a Walrus Holmes, da Cervejaria Walrus do Paraná.
No estilo American Lager, não houve medalha de ouro. A medalha de prata ficou com a Itaipava e o bronze ficou com a Ecobier Pilsen.
Nas cervejas de trigo, do estilo Weiss, o ouro foi para a Catalina Weiss, da Cervejaria Fürst de Minas Gerais. O segundo lugar foi a Louvada Weiss, da Cervejaria Louvada do Mato Grosso, com a medalha de prata. E em terceiro, com a medalha de bronze, a Sommer Weiss, da Cervejaria Metzgerbier, do Paraná
Entre as Witbier, a campeã foi a Browe! Witbier, da Cervejaria Browe!, de São Paulo. A medalha de prata ficou com a Blanche de Curitiba, da Cervejaria Bodebrown, de Curitiba. Em terceiro lugar temos a Oishii, da Japas Cervejaria, de São Paulo, com a medalha de bronze.
Um dos meus estilos preferidos, o Imperial Stout, teve duas medalhas: a de Ouro ficou com a Boombera RIS, da Cervejaria Bragantina, de São Paulo. A de prata foi para a Night Creatures, da Cervejaria Moondri, do Paraná.
Você pode conferir a tabela completa no site do Brasil Beer Cup.
Sobre o concurso
21 estados brasileiros enviaram amostras para o concurso, sendo que a maior parte veio de Santa Catarina (30%), São Paulo (16%) e Paraná (com 15%). O concurso também recebeu amostras de cervejarias de toda a América Latina, cervejarias ciganas (que são aquelas que não têm fábrica própria e usam fábricas de terceiros para produzir as cervejas da marca) e cervejeiros caseiros, com o estilo Catharina Sour.
Os estilos que receberam mais amostras foram:
- American India Pale Ale, com 64 amostras
- Catharina Sour, com 46 amostras
- Pale Ale com 40 amostras
- Session IPA, com 38 amostras
- American Lager, com 31
É uma boa referência de mercado, pois são estilos que são facilmente encontrados nos supermercados, o que mostra a tendência de produção das cervejarias.
Durante 3 dias, os 53 jurados participaram das avaliações sensoriais das amostras. Além do Brasil, o concurso recebeu jurados de outros 11 países para essa avaliação. Uma novidade foi o uso de um sistema inédito, desenvolvido pelo próprio Science of Beer para concursos. O Beer Sensory, que foi patenteado e adaptado durante a pandemia, permite que as avaliações sejam parametrizadas por mesa, diminuindo a discrepância entre as notas individuais de cada jurado. Além disso, o sistema permite agilizar o resultado, já que as fichas são preenchidas diretamente no sistema.