Nós estamos dicas de viagem pela Áustria aos domingos, em uma série de posts especiais. Nós já passamos por Innsbruck, no oeste, e Graz, no sudeste da Áustria. Hoje nossa parada é em Salzburg, para conhecer a cidade, as cervejas e a gastronomia!
Salzburg fica ali no noroeste da Áustria, pertinho da fronteira com a Alemanha. A cidade é conhecida por ter sido o lugar onde nasceu Mozart, o compositor clássico que viveu no século XVIII, e por ter sido usada como cenário no filme “A Noviça Rebelde”(The Sound of Music).
O Palácio Mirabell (onde foi gravada uma das cenas do filme) foi a minha primeira parada, logo depois que desci do trem. Salzburg dá para ser vista em um dia mesmo, então fiz um bate e volta, reservando pela ÖBB, a empresa de transporte por trem da Áustria.
O centro histórico é super preservado e os prédios têm uma curiosidade: no topo geralmente dá pra ler a data em que a obra foi feita e quando foi feita uma reforma. Olhe no alto da foto pra você ver que bacana!
Não é à toa que o centro antigo (Altstadt) recebeu o título da Unesco como Patrimônio Mundial. E uma curiosidade: as lojas têm essas placas especiais, com símbolos que identificam o tipo de loja. Por exemplo, uma sapataria tem um desenho de um sapato no lugar onde está a estrela da foto. Um café tem uma xícara, e por aí vai. É um charme olhar para uma rua cheia de lojinhas, cada uma com sua placa especial.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na cidade no início do século XVIII e morou por aqui em outra casa.
Os dois locais são identificados e recebem milhares de turistas todos os dias.
A Catedral de Salzburg é um capítulo à parte na beleza histórica da cidade. Por fora chama a atenção pelo tamanho e grandiosidade.
Por dentro, além de ter um órgão de tubo (peça rara!), os tetos são todos trabalhados, nos detalhes, como dá para ver na foto.
São dois pontos localizados na parte mais alta da cidade: O Museu de Arte Moderna e a Fortaleza de Salzburg. No caso do museu, há um restaurante com uma vista linda para a cidade. Eu estive lá na hora do almoço e acabei comendo um prato típico da região: o Schnitzel que é uma carne de porco empanada com batatas cozidas e geleia de frutas vermelhas. Muito bom mesmo.
Para harmonizar, tomei uma India Pale Ale produzida na região, que combinou bem com a fritura do porco empanado, cortando a gordura e realçando os temperos da carne.
Na praça que dá acesso ao elevador para a Fortaleza de Salzburg, há uma escultura do artista alemão Stephan Balkenhol. Ele criou a obra “Sphaera”, que tem um homem em pé sobre uma bola dourada e a obra “Mulher na pedra”, que fica na Fortaleza. Se você chegar perto da esfera e olhar para a mesma direção do homem, dá pra ver a mulher. É bem legal e a obra da esfera é muito grande, o que torna as proporções super interessantes.
No domingo que vem vamos terminar nossa viagem pela Áustria com dicas de passeios, cervejas e comidas harmonizadas na cidade de Viena.
E você, tem alguma dica de passeio ou de harmonização nas cidades da Áustria e quer compartilhar com a gente? Escreva aqui nos comentários!
Vai visitar Salzburg, na Áustria? Veja nossas dicas de hospedagem para Belo Horizonte, perto de Nova Lima, onde fica a fábrica! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Salzburg!