Ele é sequinho, crocante, pode ou não ter um pouco de carne. É um dos pedaços mais “botequeiros” do porco e combina demais com uma boa cerveja. Quer saber como harmonizar o torresmo com algum estilo de cerveja? Veja as dicas que separamos hoje!
Para começar, não sou especialista em torresmo. Mas conheço 3 tipos de torresmo. O primeiro é aquela casquinha, feita apenas com a pele. É bem sequinho e é vendido até em saquinhos, frito e sequinho. É de comer igual pipoca – e aí é que a caloria e a gordura contam! Esse tipo é muito usado para acompanhar caldos, feijão tropeiro etc., e é bem salgadinho.
O segundo tipo é muito usado também no feijão tropeiro e como tira-gosto em botecos. Ele tem aquela pele, uma camada de gordura e um pouco de carne. Também é crocante e sequinho e geralmente é servido em pedaços pequenos.
O último tipo é mais rico, tem mais carne, e exige uma preparação especial. É conhecido como torresmo de barriga. Os pedaços são maiores, a pele fica crocante e a parte da carne e da gordura fica bem macia.
Os três tipos levam sal e são bem gordurosos, cada qual em sua medida (o primeiro tipo tem menos gordura e o último tem mais). Por causa dessa combinação, muitas vezes são servidos com um pouco de limão ou com algo doce, para equilibrar.
Como harmonizar?
A harmonização clássica é de uma Pilsen ou Lager com o torresmo. O leve amargor da cerveja ajuda a limpar a boca do sal e da gordura. Você pode trazer uma experiência um pouco diferente se mudar a cerveja para um estilo próximo, mas que vai alterar, um pouco, a percepção na boca. Assim, recomendo experimentar o torresmo com uma Bohemian Pilsener ou até mesmo com uma Vienna Lager. No caso das Pilsen, eu acredito muito que essa harmonização é melhor com o torresmo frito, feito apenas com a pele. É que quando entra a carne, o sabor pede uma cerveja um pouco mais forte.
É aí que entra a famosa India Pale Ale. O amargor característico deste estilo harmoniza muito bem com a gordura e o sal do torresmo – qualquer que seja o tipo dele. Eu gosto muito deste estilo com torresmo de barriga, acho que cumpre bem o papel de equilibrar o sabor da gordura da carne de porco (que tem sabor forte) com o sabor da cerveja. Se você optar por uma Ipa da escola americana, vai experimentar uma cerveja mais aromática, o que também ajuda na experiência com o torresmo.
Para quem gosta de algo mais alcoólico, o torresmo de barriga harmoniza também com cervejas belgas, como a Tripel, por exemplo. O sabor adocicado da cerveja, sem muito amargor, e com mais álcool, ajuda a cortar a gordura e a equilibrar o sabor do sal.