Essa eu duvido que você já sabia! Mas tem cervejaria usando técnicas da NASA para produzir cerveja no Brasil! Sim! A ferramenta usada se chama FMEA, que significa, em inglês, Failure Mode Effect Analysis, ou traduzindo para o bom e velho português, Análise de Modos de Falha e seus Efeitos.
O sistema foi criado no final da década de 1940, início da década 1950, e permite identificar erros de processo, além de corrigí-los. Ou seja, cada erro que surge (ou é identificado) é catalogado, suas consequências são estudadas e analisadas, para evitar que aconteçam ou impedir que ocorram novamente. A ferramenta virou febre entre as indústrias porque permite garantir uma qualidade maior na produção.
Tudo acontece em 7 etapas, que consistem em planejamento, análise da estrutura, análise do processo, análise de falhas, análise de risco, otimização e documentação de resultados. Todo esse processo é bastante minucioso e, de forma muito simplificada, para cada ação é dada uma nota, que somada, mostra o impacto que aquele erro poderia causar no produto.
Assim cada possível erro e problema encontrados vão sendo corrigidos e otimizados, melhorando bastante o resultado que sai da fábrica.
Em Minas Gerais, a Krug Bier, está usando essa ferramenta na melhoria da área de segurança alimentar. Se levarmos em consideração todos os problemas enfrentados no estado desde a crise envolvendo outra cervejaria mineira, a Backer, investir em garantias de qualidade é um enorme diferencial competitivo no mercado, já que o consumidor está sempre buscando formas de se certificar de que está comprando um produto seguro para beber. Ainda mais quando se fala de cerveja, que está sempre associada a bons momentos, não é verdade?
Com o uso dessa ferramenta na Krug Bier, todas as etapas do processo produtivo são analisadas minuciosamente, facilitando a identificação de pontos críticos que poderiam expor a fabricação da bebida ao risco, como de uma contaminação.
Ficou curioso sobre essa ferramenta da NASA? No site oficial da agência espacial norte-americana você encontra um PDF em inglês com muitos detalhes sobre o sistema. Há também um vasto material em português no site de uma consultoria que prepara empresas para usar a ferramenta.