No dia 22 de setembro de 1994 foi exibido, nos Estados Unidos, o primeiro episódio do seriado “Friends”, que se tornaria uma febre mundial. Por 10 temporadas, os seis amigos que viviam em Nova Iorque, se casaram, separaram, e principalmente, nos divertiram bastante!
O episódio que encerrou a série em maio de 2004 foi visto por 52,5 milhões de telespectadores dos Estados Unidos e se tornou o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão norte-americana.
Com tanto sucesso, a série atraiu também a atenção de anunciantes, que pagavam milhares de dólares para aparecer durante os episódios. É aí que entram nossas cervejas!
Além de coincidir com o período de crescimento do movimento artesanal nos Estados Unidos (o craft beer, que surgiu na década de 1970 e se expandiu muito rapidamente nos últimos 20 anos), a série atingia diretamente o mesmo público que começava a se interessar por uma cerveja diferente e produzida localmente. Ao mesmo tempo, as grandes cervejarias também aproveitavam os episódios para colocar suas marcas associadas à série.
Tanto que no episódio 9 da 9ª temporada, temos um diálogo maravilhoso entre o personagem Ross e Mike, um dos namorados da Phoebe na época. Eles estavam meio sem assunto e começaram a falar da cerveja que estavam tomando (um pack de uma cerveja com a marca semelhante a da Foster’s), inclusive discutindo se o que eles bebiam era Lager ou Ale (se você não sabe a diferença, veja aqui nessa reportagem especial que preparamos para você!)
No Youtube era possível ver um trecho desse episódio mas o vídeo foi derrubado. Mas com o lançamento do servico HBO MAX no Brasil, todas as temporadas vão estar disponíveis novamente em streaming.
Inclusive, eles discutem depois, em outro momento do episódio, sobre o processo de fermentação e descobrem que tudo é cerveja – ales e lagers!
Se você não acompanhou a série, o personagem do Mike foi o terceiro marido da Phoebe e foi interpretado pelo ator Paul Rudd. Ele não era fixo na série e participou de alguns episódios da fase final do seriado.
Outras marcas
Como eu falei, aparecer no seriado era uma propaganda e tanto, pois a série falava diretamente ao público jovem americano da época. Assim, várias marcas de cerveja (artesanais e comerciais) procuraram colocar as bebidas no contexto dos personagens, como mostram as fotos abaixo.
Cenário no estúdio de gravação
Quem visitar Los Angeles pode (e se for fã da série, DEVE!) fazer um passeio pelo estúdio da Warner Bros na cidade. É que, apesar de ser uma série em Nova Iorque, ela era gravada em Los Angeles, em um dos estúdios da Warner.
Na visita, além da famosa “Lojinha” ao final recheada de lembranças da série (tem caneca, chaveiro, camiseta, cartões etc.), você ainda pode participar de uma cena e interagir com os personagens pela mágica da televisão.
Há um cenário com objetos originais montado em um dos pontos do tour, que tem a cafeteria de mesmo nome, para você tomar um café e se sentir dentro do seriado. Eu, claro, como bom fã da série, visitei o local e registrei a foto abaixo. Fala se você não faria a mesma coisa?
A série “Friends” pode ser vista no catálogo da HBO MAX. A dica do episódio em que eles discutem Ales e Lagers veio do nosso leitor, Guilherme Pimenta, que também é fã da série. E você, qual a sua lembrança da série “Friends”? Conta aqui nos comentários e compartilhe com a gente!
O que eu achei bem curioso é que eu não havia notado a presença de tantas marcas na série. Talvez por naturalizar o consumo, já que é bem o perfil dos personagens. Muito legal o texto e, claro!, vou para Los Angeles só para visitar os estúdios.
Vale demais, tanto pelas curiosidades, quanto pela oportunidade para tomar um café no “Central Perk”! Obrigado pelo comentário!