Uma disputa inspirou a nova série épica alemã da Netflix. Em seis episódios de cerca de 45 minutos, cada, você vai saber um pouco de como foi o surgimento da Oktoberfest como ela é hoje, só que com toques de romance e suspense, já que a história, ambientada nos anos 1900, é baseada em fatos reais.
Segundo o diretor da série, Hannu Salonen, o personagem principal, Curt Prank é baseado em Georg Lang, um alemão do norte do país que vai para a região sul com o sonho de construir uma tenda gigantesca para seis mil pessoas na Oktoberfest. Para quem não sabe, antes da chegada dele, a festa era realizada com um monte de barracas de madeira, um carrossel e fazendeiros apresentando seus produtos. Uma pessoa de fora não poderia se apresentar neste formato, então, com a criação de Georg Lang, a festa mudou para sempre.
Porém, no seriado, essa ideia de um festival traz alguns outros problemas como prostituição, violência e disputa de poder (o que, cá entre nós, deve ter rolado um pouco disso na época, não acham?). Ou seja, além de muita cerveja, a série discute luxúria, traição e mortes.
Mas calma!!! Não é só “tiro, porrada e bomba” não! No meio dessa confusão toda, um romance no melhor estilo Romeu e Julieta vai alterar bastante o rumo da história, já que a filha do cervejeiro que quer dominar a Oktoberfest se apaixona pelo filho de um dos donos das cervejarias locais, que obviamente se recusa a ceder espaço para o homem que veio de fora de Munique.
Veja o trailer:
Além disso, neste mês a Netflix colocou no catálogo outros destaques.
Bom Dia, Verônica
A série brasileira, estrelada por Eduardo Moscovis, Tainá Müller e Camila Morgado, é um seriado policial com muito suspense e ação. A história fala de Verônica Torres, que trabalha na delegacia de homicídios de São Paulo. A vida dela muda quando ela presencia um suicídio e, logo depois, recebe um telefonema de uma mulher dizendo que corre perigo. Ao entrar nessa investigação de cabeça, Verônica acaba descobrindo mais do que ela poderia imaginar, afetando a vida da família e a própria existência.
É o tipo de série que eu gosto, com bastante ação e os atores principais estão muito bem nos seus papeis. Acho que vale você ver o primeiro episódio (duvido não querer ver os outros depois do primeiro, acredite!), acompanhado da nossa dica de cerveja para este mês! (veja a dica no fim dessa reportagem!)
Veja o trailer:
Dunkirk
No dia 12 de outubro entra no catálogo um filme premiado e muito bom sobre um episódio da Segunda Guerra. Eu já fiz uma reportagem sobre este filme no ano passado, na nossa coluna de cinema, e você pode ver a crítica completa por lá. Só digo uma coisa: eu não sou fã de filmes de guerra, mas esse filme se destaca principalmente pela forma de contar a história (são três momentos – pelo ar, pela terra e pela água) e pela fotografia que é muito bem feita.
Confira o trailer:
The Alienist – Segunda Temporada
Depois de desvendar um crime na primeira temporada, Sara, a personagem interpretada pela atriz Dakota Fanning, cria sua própria agência de investigação. Desta vez, com a ajuda do médico e do jornalista, ela precisa encontrar a filha do cônsul-geral da Espanha, que foi sequestrada. Estreia no dia 22 de outubro.
A nova temporada, que ganhou o subtítulo de “Angel of Darkness” (algo como anjo da escuridão), vai mostrar um assassino de bebês e crianças. A série segue sendo baseada nos romances do escritor Caleb Carr.
Veja o trailer:
Cerveja do mês
O destaque do mês de outubro, para acompanhar todas essas séries, não poderia deixar de ser uma cerveja especial para a Oktoberfest. Neste ano, em Blumenau, a festa não vai ser realizada, por causa da pandemia. Mas a Cervejaria Blumenau preparou uma cerveja para ninguém deixar de comemorar em casa.
O rótulo ficou bem divertido, com um dos momentos mais importantes e históricos do festival que é a sangria do barril, o momento em que o barril é aberto e a cerveja começa a ser servida. Com 5% de álcool e IBU de 23 (é bem leve), a cerveja Oktoberfestbier é uma cerveja refrescante e fácil de beber.