A gente já está acostumado a ver os meses associados a cores, para divulgar campanhas de saúde e conscientização. Outubro Rosa, Novembro Azul, são algumas dessas campanhas que tomam conta do noticiário e das redes sociais todos os anos.
Porém existe uma campanha no mundo da cerveja que é a Dry January, ou, traduzindo ao pé da letra “Dezembro Seco”.
A ideia por trás dessa campanha é conscientizar sobre o consumo em excesso de álcool. Considerando que em dezembro, com as festas de fim de ano, o consumo de bebidas aumenta muito, a proposta é deixar de lado as bebidas alcoólicas (como a nossa boa cerveja!) durante o mês de janeiro.
Essa iniciativa surgiu oficialmente em 2013, nos Estados Unidos. Porém, há registros de uma campanha chamada Janeiro Sóbrio, lançada em 1942 na Finlândia. Em alguns países como o Canadá, o mês sem álcool é realizado em Fevereiro.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Morning Consult mostrou que, no ano passado, 11% dos americanos declararam ter participado da campanha e deixado de consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro.
Para a nossa sorte, participar de uma campanha dessas nem é tão difícil. Hoje em dia temos muitas opções boas de cervejas sem álcool.
Entre as minhas preferidas, estão a Heineken 0,0%, a Estrella Galícia 0,0% e a Erdinger Alkoholfrei (de trigo, muito boa!). Pelo Brasil outras cervejarias regionais também investiram nesse mercado, como a Wals Session Free (uma Session IPA sem álcool) e a Dádiva Zero Álcool.
Se quiser conhecer mais sobre a campanha na Inglaterra, veja o site, em inglês: https://alcoholchange.org.uk