O desafio de terça-feira é encontrar cervejas que harmonizam com os pratos vencedores do Masterchef Brasil. Quem acompanha o blog já sabe que toda semana nós damos aqui essas dicas a partir do que vemos pela TV. Para quem é sommelier, é um desafio e tanto! Assim, algumas sugestões podem dar certo, outras talvez funcionem na teoria mas na prática, por causa de algum tempero, podem ficar estranhas. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!
Vamos então aos destaques do nono episódio desta 5ª temporada, exibido em 1º de maio de 2018.
O episódio começou de forma difícil – tanto do ponto de vista dos participantes quanto nosso, afinal, na mesa havia 13 ingredientes exóticos como carne de paca, moela de pato, coxa de avestruz…. Tanta coisa diferente e estranha. No meu caso, confesso, nunca comi nada disso e harmonizar sem conhecer os sabores é bem mais complicado.
Hoje vai ser difícil harmonizar viu… dependendo da proteína, confesso, vou ter problemas porque não como nada que tem ali das proteínas… e harmonizar na teoria eu não acho legal. Vamos ver. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
Quem distribuiu as proteínas para cada participante foi o Vinícius, vencedor da semana passada. Thiago, Vinícius e Eliane foram considerados os melhores, mas Eliane, mesmo com o prato considerado feio, ganhou no sabor. Ela fez filé de coxa de avestruz com purê de cogumelos.
Nossa sugestão de harmonização é com uma cerveja que combina o aspecto umami do cogumelo, com o tostado da carne.
Para harmonizar com o prato “feio” da @ElianeMChef de filé de coxa de avestruz com purê de cogumelos, uma cerveja linda, que combina com o sabor umami do cogumelo e com a carne vermelha: uma Dunkel, escura, que leva trigo nos ingredientes. #MasterChefBR Concorda, @MChef_Raul?
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
E claro, pedimos ajuda ao Raul, um dos Masterchefs mais queridos, que deu uma boa dica:
concordo. mas se tivesse alguma escura super lupulada ia facil tb.
— Raul Lemos (@MChef_Raul) 2 de maio de 2018
E aí nós trouxemos essa opção também que harmoniza super bem!
Mas tem! A American-Style Dark Lager é forte, amarga e bem lupulada, como toda cerveja da escola americana. Só perde um pouco do umami que é mais acentuado na Dunkel! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
Valeu demais pela dica, Raul!
Na segunda parte do programa de hoje, eles tinham que replicar um prato árabe. Todo mundo foi dividido pela Eliane em duplas, com exceção dos dois piores da última prova, Victor Hugo e Clarisse. Os dois ficaram juntos obrigatoriamente e tinham menos tempo do que os outros.
Puxa, que vantagem hein @VictorHugoMChef e @ClarisseMChef ! Boa sorte!!! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
Outra questão dificultou a prova: eles iam cozinhar em dupla, mas não era ao mesmo tempo. A cada tempo definido pela Ana Paula Padrão eles deveriam se revezar na cozinha.
Comida árabe combina demais com cerveja. Depois de uma prova super difícil, como é bom ter pratos conhecidos e uma gama maior de cervejas para harmonizar! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
Rita e Aristeu e Rui e Padre Evandro disputaram informalmente a prova de dupla mais engraçada. Enquanto Rita gritava o nome do Aristeu durante a prova toda, Rui fazia coraçõezinhos com as mãos, super animado. Aliás, essa alegria na hora de cozinhar pode ter sido o segredo da vitória da dupla Rui e Padre Evandro. Eles venceram a prova de eliminação com um combinado de cordeiro acompanhado de cuscuz marroquino e grão de bico.
O @EvandroMChef e o @RuiMChef se deram bem com o cordeiro combinado com cordeiro! E para harmonizar, uma cerveja bem gostosa: American Brown Ale ou uma Dubbel. As duas combinam muito bem com o cordeiro e com o cuscuz, realçando o sal e os temperos da comida. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
Ana Luiza e Hugo foram considerados a pior dupla e tiveram que se enfrentar para ver quem ia sair do programa. O objetivo era preparar uma comida árabe com carne moída. Eles fizeram pratos semelhantes, usando massa filo. Entre o “equilíbrio sem sal” do Hugo e o excesso de sal e acidez, do prato da Ana, os jurados optaram pelo prato com carne do Hugo. Assim Ana Luiza é mais uma participante do sexo feminino a deixar o programa.
Para harmonizar com o prato do @HugoMChef a gente sugere uma cerveja do estilo India Pale Ale. Lupulada, equilibrada e amarga na medida certa vai ajudar a realçar as especiarias e principalmente as pimentas do prato com massa filo e carne moida. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 2 de maio de 2018
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil
E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje. E fiquei ligado, na próxima terça-feira tem mais harmonizações no Twitter, ao vivo!