Durante 22 semanas nós acompanhamos a 5ª temporada do Masterchef Brasil. E na grande final, não poderia ser diferente. Pelo Twitter, em nossa conta @cervejaegastro, você seguiu nossos comentários e participou do programa com a gente. Mas para quem perdeu o último episódio, veja agora os melhores momentos e as cervejas que harmonizam com os pratos vencedores.
Para nós é um desafio que faz parte do trabalho de um sommelier, só que com uma dificuldade extra – não estamos provando os pratos. A sugestão é feita a partir dos ingredientes usados pelos participantes e dos comentários dos chefs jurados.
Então veja agora o resumo da grande final, o 22º episódio do Masterchef Brasil, exibido em 31 de julho de 2018.
Na última prova que define o vencedor, os jurados começaram o programa elogiando as qualidades de cada um dos participantes. Hugo e Maria Antônia tiveram que preparar um menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. Tudo em 2 horas e 45 minutos.
Do mezanino, os participantes eliminados puderam acompanhar, com as famílias dos participantes, a realização da prova final.
No mercado, eles tiveram 5 minutos para pegar todos os ingredientes. É um momento tenso e muito importante de todas as finais, e nesta temporada não foi diferente. Os dois estavam bem nervosos e derrubaram muita coisa. Maria Antônia, por exemplo, se esqueceu de dois ingredientes e teve que mudar os planos.
Os dois fizeram cardápios com inspirações bem distintas. Hugo chamou o dele de “Meu Mundo no Prato” e Maria Antônia chamou o dela de “La Dolce Vita”.
Boas escolhas feitas pelo @HugoMChef com o menu inspirado em ingredientes brasileiros. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 1 de agosto de 2018
Já @MAntoniaMChef optou por um cardápio francês e italiano, mais clássico e cheio de processos. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 1 de agosto de 2018
Na entrada, Maria Antônia serviu um ragu de cogumelos com ovo mollet, trufas e torrada. Hugo preparou um camarão no vapor com caldo de tucupi e capuchinha.
Na primeira prova, a @MAntoniaMChef se saiu melhor. #MasterchefBR. Ela fez um ragu de cogumelos com ovo mollet, trufas e torrada. Essa entrada harmoniza bem com uma cerveja escura, tipo uma Schwarzbier. #cerveja
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 1 de agosto de 2018
No prato principal, Hugo foi o primeiro a servir. Ele fez um ragu de coelho com pirão de leite e brotos de agrião. Na vez de Maria Antônia, o prato foi um pappardelle com ragu de vitela e farofa de tutano com raspas de laranja.
No prato principal, @HugoMChef foi melhor e apresentou um ragu de coelho com pirão de leite e brotos de agrião. Para harmonizar, uma das minhas preferidas: uma ESB, cerveja da escola britânica, equilibrada, com amargor que vai ajudar muito a realçar o agrião. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 1 de agosto de 2018
Por último, numa prova equilibrada, a sobremesa foi um dos fatores decisivos. Maria Antônia fez um biscoito champanhe com sorvete de mascarpone e calda de chocolate, enquanto Hugo desconstruiu uma torta de maçã e serviu com sorvete de cumaru.
O biscoito champanhe com sorvete de mascarpone e calda de chocolate feito pela @MAntoniaMChef foi a melhor sobremesa e garantiu a vitória desta temporada! Para harmonizar uma boa #Stout, para compensar o café que faltou na calda! Parabéns pela vitória! #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 1 de agosto de 2018
Assim, depois de 22 semanas, o resultado: Maria Antônia foi a vencedora e levou o troféu do Masterchef Brasil para casa. O resultado foi divulgado pelo Instagram antes da TV:
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil