Já estamos no Top 5 dos cozinheiros amadores e toda semana você acompanha nossas sugestões de estilos de cerveja durante o Masterchef Brasil, exibido pela Band. Pelo Twitter, em nossa conta @cervejaegastro, você segue nossos comentários e participa do programa com a gente, ao vivo. Mas para quem perdeu o episódio, nós preparamos um resumo com os melhores momentos e as cervejas que harmonizam com os pratos vencedores.
Para nós é um desafio que faz parte do trabalho de um sommelier, só que com uma dificuldade extra – não estamos provando os pratos. A sugestão é feita a partir dos ingredientes usados pelos participantes e dos comentários dos chefs jurados.
Então veja agora o resumo do 19º episódio do Masterchef Brasil, exibido em 10 de julho de 2018.
Na mesa vários ingredientes regionais. Proteínas, temperos e acompanhamentos. Cada item de uma região. O desafio era escolher a proteína de um lugar, os temperos de outra e o acompanhamento de uma terceira área. Harmonizar esses ingredientes em um prato saboroso mexeu com a cabeça dos participantes, que precisavam ter vivência e conhecimento dos sabores e das misturas que podem ocorrer.
Harmonizar ingredientes é tão complexo quanto harmonizar cervejas! Boa prova de hoje no #MasterchefBR. Boa sorte a todos os competidores!
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 11 de julho de 2018
A primeira a escolher foi Katleen, depois Hugo, Eliane, Maria Antônia e, por último, Thiago, que cozinhou com os ingredientes que restaram. E como é Masterchef, eles tinham mais um desafio: não puderam usar as panelas de pressão.
Essa “pressão” extra fez com que todos ficassem um pouco perdidos na prova e isso se refletiu nos pratos apresentados. Hugo foi escolhido o melhor prato e venceu essa prova. Eliane, Thiago, Katleen e Maria Antônia disputaram a prova de eliminação.
A galinha no tucupi com purê de banana-da-terra do @HugoMChef pede uma cerveja com sabor que seja marcante e que leve um pouco a mais de álcool do que o normal. As belgas ajudam nisso, por isso, para harmonizar, sugerimos uma Belgian Pale Ale. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 11 de julho de 2018
A Belgian Pale Ale é uma cerveja de cor cobre, maltada, levemente amarga e também pode ter um pouco de frutado. O malte surge como um tom de biscoito e caramelo. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 11 de julho de 2018
Maria Antônia foi eleita como a cozinheira que fez o pior prato e ganhou uma desvantagem na prova de eliminação. Eles tinham que preparar um prato com carne de jacaré. Mas por ter sido a pior na prova anterior, ela não poderia usar o rabo do jacaré, que tem mais carne e é mais nobre.
Carne de #jacaré é geralmente fibrosa e com pouca gordura. O sabor lembra o do frango. Os chefs falaram da mistura entre peixe e frango mas eu sinto mais o lado “frango” na boca. A harmonização vai depender também dos temperos e dos acompanhamentos. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 11 de julho de 2018
Um detalhe curioso: Maria Antônia precisou de um pedaço de limão para fazer uma farofa mais cítrica e a única pessoa que tinha era Katleen. Ao final, Maria Antônia venceu a prova (com destaque para a farofa) e Katleen foi eliminada. Que carma hein?
O prato vencedor desta etapa, feito pela Maria Antônia, era um tipo de caldo de jacaré servido com farofa cítrica de limão.
A @MAntoniaMChef preparou o prato dela com #jacare pro sabor mais pro lado do peixe, usando ingredientes como molho de ostras, etc. Neste caso, a cerveja também vai para esse caminho, como uma Weizenbock, de trigo, mas com mais álcool, por exemplo. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 11 de julho de 2018
Katleen e Thiago tiveram erros no ponto da carne (as duas ficaram bem secas) mas o sabor dos ingredientes no prato da Katleen não combinaram e ela foi eliminada.
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil