Chegou a terça-feira, dia de harmonizar os pratos do Masterchef Brasil com sugestões de estilos de cervejas. Partimos dos ingredientes usados e dos comentários dos jurados para tentar sugerir um estilo. E para quem é sommelier, é um desafio e tanto! Assim, algumas harmonizações podem dar certo, outras nem tanto. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!
Vamos então aos destaques do décimo oitavo episódio desta 5ª temporada, exibido em 03 de julho de 2018.
O programa de hoje trouxe convidados que são especialistas em gastronomia. São críticos reconhecidos pelas escolhas que fazem e pelo que escrevem sobre os pratos e restaurantes que conhecem. Eles estavam em um restaurante muito prestigiado de São Paulo. O local fica no Museu de Arte Contemporânea, em um prédio desenhado por Oscar Niemeyer.
Começou o #MasterchefBR e hoje tem mais uma prova em grupo. Promete ser dramático! Vamos ver quais cervejas combinam com pratos tão requintados!
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
A prova era de um menu completo – entrada, prato principal e sobremesa. Eles tinham que fazer releituras de grandes clássicos, mas com ousadia: Carpaccio de filé mignon, brandade de bacalhau e choux a la creme.
Maria Antônia e Katleen foram as capitãs. Thiago e Eliane ficaram com Maria Antônia e os outros ficaram com a Katleen.
Hmmm @KatleenMChef tá firme em ficar longe das tretas. Isso é ótimo. Quem cozinha com raiva no #MasterchefBR não se dá bem….
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
Os dois times tiveram problemas e enfrentaram o desespero para finalizar os pratos. Mesmo com todos esses problemas, venceu o time Azul, da capitã Maria Antônia.
Antes de sugerir os estilos de cerveja, um lembrete: em um menu, as cervejas precisam seguir uma sequência – elas não podem ser muito fortes no início e depois seguir para uma cerveja mais leve. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
Eles serviram de entrada um carpaccio de beterraba com molho de alcaparras, depois um nhoque de batata roxa com lascas de bacalhau e por último, carolinas de banana com caramelo salgado.
O carpaccio de beterraba com molho de alcaparras da @MAntoniaMChef harmoniza com uma Red Ale. O dulçor da cerveja equilibra o salgado das alcaparras e ressalta o adocicado da carne e dos acompanhamentos. #Masterchefbr
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
Para harmonizar com o nhoque de batata roxa com lascas de bacalhau do @ThiagoMChef uma Blond Ale, belga, com mais álcool do que as Pilsen alemãs. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
Por último, a sobremesa da @ElianeMChef, carolinas de banana com caramelo salgado, uma Brown Ale para acentuar os sabores do caramelo e do tostado da massa. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
Na prova de eliminação a estrela era o lagostim. A primeira etapa era técnica. Eles tinham que limpar 10 lagostins em 15 minutos. Hugo garantiu a vaga do mezanino pois, além de deixar tudo limpo, ainda impressionou os jurados ao colocar os lagostins de forma organizada.
A segunda parte exigia criatividade. Victor Hugo, Katleen e Evandro tiveram 45 minutos para fazer um prato com o lagostim.
Lagostim bem leve com sabor sutil. Não pode acompanhar uma cerveja muito forte. No caso dos participantes de hoje, que usaram frituras e molhos com manteigas, sugerimos uma Imperial ou Double Witbier. O álcool e o dulçor extra valorizam e equilibram o prato #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 4 de julho de 2018
Katleen foi o destaque desta etapa e ficou salva da eliminação, mesmo sendo muito criticada pelos chefs jurados. Na eliminação, Padre Evandro e Victor Hugo não valorizaram o lagostim e foram eliminados de uma vez.
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil