Toda semana você acompanha nossas sugestões de estilos de cerveja durante o Masterchef Brasil, exibido pela Band. Pelo Twitter, em nossa conta @cervejaegastro, você segue nossos comentários e participa do programa com a gente, ao vivo. Mas para quem perdeu o episódio, nós preparamos um resumo com os melhores momentos e as cervejas que harmonizam com os pratos vencedores.
Para nós é um desafio que faz parte do trabalho de um sommelier, só que com uma dificuldade extra – não estamos provando os pratos. A sugestão é feita a partir dos ingredientes usados pelos participantes e dos comentários dos chefs jurados.
Então veja agora o resumo do 17º episódio do Masterchef Brasil, exibido em 26 de junho de 2018.
A prova de hoje foi uma versão diferente da caixa misteriosa. Os candidatos escolheram qual o lugar e com qual caixa queriam trabalhar. Eles tinham um tablet debaixo de cada caixa, com um fone. E aí veio a surpresa. Quatro participantes da última temporada do Masterchef Profissionais montaram caixas especiais, com inspirações específicas: uma vegetariana, uma mais americana/nordestina, uma asiática e uma francesa.
Rita, Thiago e Eliane foram os destaques da prova e mais acertaram nas escolhas dos pratos. Mas o camarão grelhado com canjiquinha e chips de bacon ganhou o paladar dos jurados.
Que sorte! Acertamos o prato vencedor da primeira prova! E para harmonizar com o camarão e canjiquinha do @ThiagoMChef uma cerveja do estilo Pale Ale. É mais maltada, levemente amarga, e vai combinar bem com o prato. Parabéns! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 27 de junho de 2018
Thiago teve que escolher com quem ia subir ao mezanino e levou a Eliane, deixando Rita para a prova de eliminação. Victor Hugo e Katleen foram considerados os piores e começaram a segunda etapa com desvantagem.
A prova de eliminação era composta de duas etapas com o tema chocolate. O dono da Cacau Show, Alê Costa, foi o convidado especial desta prova.
Na primeira etapa os participantes tiveram que preparar um molho de chocolate para acompanhar um filé mignon. O cozinheiro que fizesse o melhor prato garantia uma vaga no mezanino. Victor Hugo e Katleen, por terem uma desvantagem, não fariam essa prova, indo direto para a etapa eliminatória.
Quem soube usar melhor o chocolate e ficou livre da etapa final foi Maria Antônia, que reclamou durante a prova que não tinha paladar!
Filé com molho de chocolate pede uma cerveja do estilo Porter para harmonizar. O sabor do malte escuro, que lembra a tosta do chocolate, ajuda a equilibrar o molho e ressalta o tostado da carne. Parabéns @MAntoniaMChef pela vitória. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 27 de junho de 2018
No segundo round, o desafio também envolvia chocolate. Eles tinham que fazer uma sobremesa, os Mendiants, que são discos de chocolates com castanhas e frutas secas desidratadas, entre outros ingredientes. Parece fácil, mas achar o ponto certo do chocolate na temperagem é a grande dificuldade.
Harmonizar chocolate com cerveja é sempre uma delícia. Neste caso, em que há castanhas e frutas cristalizadas, nossa sugestão é uma Brown Ale, escura e bem fácil de beber, com nível médio de álcool. #Mendiants #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 27 de junho de 2018
Com o tempo curto de 30 minutos, qualquer erro poderia atrapalhar a entrega dos 4 discos. E foi isso que atrapalhou Rita, que não conseguiu entregar os discos na temperatura correta. Assim, ela foi eliminada neste episódio e ficou de fora da disputa pelo título de MasterChef.
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil