O Masterchef Brasil já está com os 10 melhores cozinheiros amadores e a gente segue acompanhando o programa, sugerindo, toda semana, estilos de cerveja para os pratos vencedores. É uma das funções do sommelier de cerveja, só que com uma dificuldade extra – não estamos provando os pratos. A sugestão é feita a partir dos ingredientes usados pelos participantes e dos comentários dos chefs jurados. Mas a gente adora um desafio e toda semana você acompanha a exibição do programa com a gente, ao vivo, na nossa conta do Twitter: @cervejaegastro.
Para quem perdeu, veja agora o resumo do 15º episódio do Masterchef Brasil, exibido em 12 de junho de 2018, dia dos namorados.
A prova de hoje exigia “bagagem” dos cozinheiros, criatividade e, ao mesmo tempo, respeito pelos ingredientes apresentados.
Era a caixa misteriosa dos queijos artesanais produzidos no Brasil e premiados. Amostras de grandes queijos brasileiros feitos com leite de ovelha, cabra, vaca e búfala estavam identificados por palitinhos. Tinha de vários tipos: de massa macia, dura, com casca maturada, com fungo, com casca lavada. Características diversas dos queijos que podiam ser transformados em uma infinidade de receitas.
Queijo artesanal e cerveja tem tudo a ver! Começou o #masterchefBR e você vai acompanhar aqui com a gente as sugestões de harmonização!
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 13 de junho de 2018
Os chefs explicaram a prova e proibiram que os participantes fizessem uma massa, algo bem simples. A ideia era fazer, em uma hora, um prato em que o queijo fosse o protagonista. Podia ser doce ou salgado. Todos os participantes sentiram a dificuldade da prova de hoje.
O @ThiagoMChef tá certíssimo! Queijo artesanal precisa de paladar pra harmonizar! Ou então, seguir as dicas do blog! 🙂 Boa sorte, Thiago! #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 13 de junho de 2018
Os jurados visitaram as bancadas e provaram o que cada cozinheiro preparou. Só depois é que eles chamaram os destaques, positivos e negativos. Maria Antônia, Victor Hugo e Eliane foram direto para a prova de eliminação. Coincidentemente, todos usaram endívia como ingrediente e os pratos foram muito criticados pelos jurados.
Hugo, Vinícius e Thiago fizeram pratos que valorizaram o queijo e foram os destaques positivos da prova. Mas a vitória de Hugo garantiu o mezanino apenas para ele. Hugo preparou um suflê de queijo de ovelha curado com trufas, acompanhado de geleia de damasco e castanha de pará.
O suflê do @HugoMChef conquistou o paladar dos chefs na prova da caixa misteriosa. E para harmonizar, o estilo Saison, uma cerveja belga, mais alcoólica e com sabor bem especial, frutada com especiarias, e bem carbonatada. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 13 de junho de 2018
Com exceção dos 3 piores, Hugo separou os outros participantes em dois grupos: os 3 mais fortes e os 3 mais fracos. E aí ele tinha que escolher um dos grupos para subir para o mezanino. Contrariando todas as expectativas (já que a Katleen estava no grupo dos mais fracos), Hugo escolheu Rita, Thiago e Padre Evandro para subir ao mezanino.
Na prova de eliminação, o ingrediente era muito difícil para trabalhar: carne de bode. Em 1 hora e meia eles tinham que fazer um prato de restaurante com a carne.
Ai minha nossa… carne de #bode é puxado para harmonizar com cerveja! O sabor da carne é bem característico e a cerveja não pode nem roubar o paladar, nem se perder no cheiro do bode. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 13 de junho de 2018
Para acompanhar o sabor forte da carne de bode eu sugiro uma cerveja da escola americana. O uso de lúpulos aromáticos, combinado com algum estilo que tenha mais álcool e amargor, vai ajudar a equilibrar o cheiro forte da carne. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 13 de junho de 2018
Vinícius entrou numa onda de vingança, “em que todos o perseguem”, e preparou um pernil de bode servido com purê de abóbora e molho apimentado. Esse prato foi escolhido pelos jurados como o melhor.
O melhor bode foi o pernil feito pelo @ViniciusMChef, acompanhado de purê de abóbora com provolone. Para harmonizar, uma American Brown Ale, cerveja escura, que combina com a carne e é bem lupulada, para equilibrar o cheiro forte da carne. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 13 de junho de 2018
Ficaram Maria Antônia e Rui entre os piores e os jurados escolheram o prato que tinha mais defeitos para decidir a eliminação. Assim, Rui deixou a competição no 15º episódio do Masterchef Brasil.
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil