Terça-feira é dia de harmonizar os pratos do Masterchef Brasil com nossas sugestões de estilos de cervejas. Usamos os ingredientes dos participantes e, a partir dos comentários dos jurados, sugerimos um estilo que combine. Para quem é sommelier, é um desafio e tanto! Assim, algumas harmonizações podem dar certo, outras nem tanto. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!
Vamos então aos destaques do décimo quarto episódio desta 5ª temporada, exibido em 05 de junho de 2018, dia da cerveja brasileira!
O programa começou com uma prova externa, na cidade de Itupeva. Dava pra ver que eles estavam em uma pista de motocross, ou seja, a adrenalina era o ingrediente principal (e como a gente viu na prova, teve muita adrenalina – e não foi na pista, já que os participantes passaram bastante aperto!)
A prova era em grupo e os participantes foram divididos em dois times. Os capitães foram os dois participantes que voltaram na repescagem da semana passada: Hugo (time vermelho) e Ana Luiza (time azul). Como eles estavam em número ímpar, a equipe azul ficou com um participante a menos.
Para a prova, eles tinham que fazer 125 hambúrgueres, com 1 molho e 1 acompanhamento em 1 hora e meia. Tempo bem curto, considerando que a carne ainda precisava ser moída. Para piorar, eles deviam fazer os hambúrgueres na churrasqueira, um fator que influenciou na escolha das equipes.
Harmonizar hambúrguer e cerveja é sempre um prazer. São muitas opções e cada uma ressalta uma parte do lanche.
Hambúrguer e Cerveja! Combinação perfeita. Já fizemos até um post sobre isso. Veja: https://t.co/LLb33E7jAk #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
Mesmo com muitos atrasos, a equipe vermelha foi a vencedora com 104 votos, contra 21 para o time azul. O chef Erick Jacquin nem provou o hambúrguer do time azul – a carne era super gordurosa. O time vermelho fez um x-burguer com salada e abacaxi grelhado – um dos diferenciais do lanche, segundo muitos motoqueiros.
O X-burguer com abacaxi grelhado do time vermelho comandado pelo @HugoMChef ficou ótimo e conquistou o paladar dos motoqueiros e dos jurados. Para harmonizar, nossa sugestão é uma Pale Ale, bem britânica e equilibrada. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
A Pale Ale é uma cerveja de tom mais avermelhado, levemente amarga e um pouco adocicada, o que vai combinar super bem com o tostado da carne e o agridoce do abacaxi. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
Na prova de eliminação, Victor Hugo, mesmo estando no time vencedor, foi escolhido pelos jurados para fazer a prova, pelo mau desempenho na prova em grupo. O tema do dia era massa fresca.
O legal de harmonizar massas é que muitos estilos de cervejas combinam, por causa do sabor do malte. O molho, no caso é que manda na escolha da cerveja. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
Hugo, capitão do time vencedor, escolheu qual participante ia fazer cada tipo de massa. Ele escolheu o nhoque de ricota para o Victor Hugo. O trofie foi para a Eliane. A Ana Luiza ganhou o ravióli de presente. O orecchiette foi para o Rui, o capelete para o Thiago e o plin para o Vinícius. Algumas massas bem difíceis para fazer pela primeira vez.
Victor Hugo esqueceu a ricota, ingrediente principal, e teve que fazer uma ricota durante a prova! Se deu muito bem e os jurados elogiaram tanto a atitude quanto o prato, questionando apenas o excesso de sal do molho, por causa do queijo pecorino, que é muito salgado.
Fazer a própria ricota? @VictorHugoMChef foi muito bem e merece uma harmonização só para ele! A ricota é um queijo muito, muito suave e fica uma delícia com uma cerveja bem leve e ácida, como uma Witbier, de origem belga, feita com trigo e especiarias! #MasterChefBR Parabéns!
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
Rui e Victor Hugo foram os destaques da prova de eliminação com pratos saborosos e, no caso do Victor Hugo, milagroso! Mas foi o Rui que venceu a prova de hoje, com o Orecchiette com molho de ragu de linguiça.
Linguiça é uma carne sempre bem condimentada que pede uma cerveja um pouco mais forte. Como o @RuiMChef usou molho de tomate para fazer o ragu, a gente sugere uma ESB – uma Extra Special Bitter para harmonizar com a massa. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
A ESB é uma cerveja inglesa mais amarga, mas ainda assim em equilíbrio com o sabor do malte. Esse amargor vai atenuar os condimentos da linguiça, deixando os sabores mais equilibrados, além de acompanhar o adocicado do tomate, sem roubar a cena. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 6 de junho de 2018
Entre os piores pratos, três mulheres: Ana Luiza, Maria Antônia e Eliane. Pela avaliação dos jurados, Ana Luiza não conseguiu fazer bem a prova e foi eliminada.
Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil