Muita gente associa a famosa “barriguinha de chope” ao consumo de cerveja. Mas a bebida não tem esse poder calórico todo, como vamos ver neste post. Se compararmos com outras bebidas alcoólicas a cerveja tem menos caloria.
A primeira coisa que você precisa saber é que cada cerveja tem uma quantidade de calorias diferentes. É possível encontrar cerveja com cerca de 50 calorias na long neck até mais calóricas, acima das 200 calorias. O que vai definir essa diferença é, principalmente, a quantidade de álcool da cerveja. Claro que outros fatores entram em questão, como os carboidratos, se há açúcar entre os ingredientes etc.
Em média, podemos dizer que uma latinha de cerveja possui cerca de 150 calorias. Se for de uma cerveja sem álcool, esse valor cai para 80 calorias, aproximadamente. Isso para uma cerveja dos estilos Pilsen ou Lager, os mais consumidos pelo mundo.
Se considerarmos os mesmos 350 ml de uma latinha, a cerveja até que não tem tantas calorias assim. Veja:
- Cachaça – 800 calorias
- Champanhe/Espumante – 230 calorias
- Licor – 1200 calorias
- Saquê – 320 calorias
- Uísque – 840 calorias
- Vinho Tinto/Branco Seco – 300 calorias
- Vodka – 840 calorias
Você deve estar pensando: “mas ninguém vai tomar 350 ml de licor!”. Sim, é muito mais fácil você beber 10 latinhas de cerveja do que tomar 10 doses de licor e aí, nossa cerveja vai ficando super calórica por causa da quantidade grande de bebida ingerida de uma vez.
Assim como dissemos no primeiro post sobre cerveja e saúde, tudo tem a ver com quantidade. Beber com moderação não é só frase padrão de propaganda de cerveja, é um dever de quem quer beber e ter saúde.
Outra dica legal é intercalar sempre cerveja e água. O álcool faz com que o organismo perca hidratação mais rapidamente e ingerir água entre uma cerveja e outra, ajuda a manter o corpo em pleno funcionamento.
Com uma vida em equilíbrio é possível beber, ser saudável e principalmente, ser feliz!