O dia 31 de outubro é conhecido no mundo todo por conta das comemorações do Halloween. O Dia das Bruxas norte-americano acabou virando uma festa mundial depois de ser muito exibido em filmes e séries produzidas nos Estados Unidos.
A ideia é muito divertida: você se fantasia e aproveita esse dia para pedir doces ou travessuras pelas ruas.
É um dos ingredientes mais vendidos em todas as lojas da cidade. Está na decoração das lojas de roupas, de bancos, de pontos turísticos. Quem já foi aos Estados Unidos nesta época do ano sabe bem da sensação que é olhar para o lado de dar de cara com muitas abóboras!
Claro que no mundo cervejeiro o Halloween também é comemorado! Mas com uma cerveja especial, produzida apenas nesta época com o ingrediente mais marcante dessa festa: abóbora! É a Pumpkin Ale.
A cerveja tem na abóbora importante fonte de açúcar, que, no processo de fermentação com o malte, acaba virando álcool e dando sabor. Além disso a receita geralmente traz cravo, canela e especiarias que dão um toque ainda mais especial à essa cerveja, de cor acobreada – parecida com a cor da abóbora.
Eu já tomei cervejas do estilo Pumpkim Ale que, depois de prontas, foram refermentadas com adição de açúcar mascavo! Essas experiências são sempre bem bacanas e trazem resultados às vezes inesperados.
Em geral, são cervejas mais alcoólicas, de 6 a 8% de álcool, principalmente porque no hemisfério norte estamos no outono, um período de baixas temperaturas. Na boca o amargor existe mas é baixo, principalmente porque a cerveja tem um dulçor um pouco maior, o que ajuda a mascarar o sabor do amargo.
A harmonização mais comum é com doce de abóbora, por semelhança. Mas também fica muito bem com comidas apimentadas como as indianas (já harmonizei com um frango tikka masala e ficou muito legal!).
Eu também gosto muito de carnes assadas, como lombo e pernil, na harmonização com essa cerveja. Na boca ela traz aquele leve adocicado que realça os temperos da carne de porco, quase que como o efeito do adocicado do molho barbecue, sabe? Se quiser tentar algo diferente, vale a experiência.