Na próxima terça-feira, dia 14 de julho, começa mais uma temporada do Masterchef Brasil. E será uma temporada com cozinheiros amadores. Porém a pandemia fez com que a direção do programa fizesse algumas mudanças no formato do programa, permitindo a gravação em ambiente mais seguro.
Tudo foi feito de acordo com a determinação da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretarial Estadual de Saúde de São Paulo, onde o programa é gravado. Entre os protocolos adotados estão a aferição de temperatura diária de quem trabalha no Masterchef, restrição de pessoas durante as gravações, distância segura entre funcionários e elenco, uso obrigatório de máscaras, e outros processos de higiene. Também foram canceladas, nesta temporada, as gravações externas. Tudo vai ser feito dentro do ambiente controlado do estúdio.
Dessa forma, o programa que vai ser exibido (neste ano tão atípico), de longe, não é aquele formato que a gente torce para os participantes, cria “ranço” de outros, e vai seguindo, eliminação por eliminação, semana após semana.
A cada semana um grupo de 8 cozinheiros amadores vai enfrentar desafios na cozinha do Masterchef Brasil. Em cada edição, teremos um vencedor. E na semana seguinte, tudo novo. Mais participantes e diferentes provas. Os vencedores não voltam ao final. A cada episódio, o vencedor, além de ganhar um minitroféu especial, vai ajudar também uma instituição de caridade, com o prêmio de R$ 5 mil – mesmo valor que o vencedor vai receber.
Para definir quem leva o troféu, os participantes vão enfrentar duas provas, sendo que a primeira, é classificatória. O acesso ao mercado também mudou. Eles agora vão ser divididos em grupos e terão até 3 minutos para pegar todos os ingredientes, sem aglomeração.
Outras novidades. As bancadas, agora, têm distância de 1,5 metro entre elas. Os participantes vão preparar três pratos – um para cada jurado. Além disso, cada jurado também tem a sua bancada de degustação, garantindo mais segurança para o elenco.
No primeiro episódio!
Já na estreia, vamos ter uma das provas mais clássicas do Masterchef Brasil: a prova da caixa misteriosa.
Nesta temporada, os participantes vão ter que replicar pratos escolhidos por convidados famosos, que gravaram vídeos para o programa. Na estreia, Ivete Sangalo, Tirullipa e a dupla Fernando e Sorocaba vão definir o cardápio preferido de cada um.
Nos próximos programas, Pabllo Vittar, Elza Soares, Joelma, Wesley Safadão, Luisa Sonza, Thiaguinho, Catia Fonseca, Dilsinho, Fafá de Belém e Claudia Leitte, também foram anunciados e vão participar de casa escolhendo seus pratos e ingredientes preferidos.
Harmonização com cervejas
Nas temporadas anteriores, a gente acompanhava, ao vivo, o programa e trazia dicas de estilos de cerveja que harmonizam com os pratos vencedores.
Você pode acompanhar as últimas emoções no resumo feito a cada episódio, aqui no nosso arquivo.
Porém, com as mudanças propostas para essa temporada, não vamos fazer mais o resumão aqui no site, com esse formato de programa. Eu acho que não faz sentido, já que cada programa será independente e não haverá sequência entre um episódio e outro. Assim, nossa conversa será apenas ao vivo, no Twitter, durante a exibição do programa. Você segue a gente por lá? twitter.com/cervejaegastro
A 7ª temporada do Masterchef Brasil começa na próxima terça-feira, na Band, a partir das 22h45.