Estamos de volta! Depois de uma parada para descanso no fim do ano, retomamos hoje as nossas reportagens aqui do Cerveja & Gastronomia. O assunto, claro, não poderia ser outro para começar essa temporada de 2022: quais serão as tendências em se tratando de cerveja?
Cada ano um estilo acaba ficando na “moda” e várias cervejarias produzem rótulos na tentativa de agradar os consumidores. Já tivemos a moda das IPAs, a moda das APAs, das ácidas… cada hora é um estilo que toma conta dos supermercados e dos bares.
Longe de mim ser uma espécie de oráculo da cerveja ou um “ditador de regras”, no pior sentido da expressão mesmo. Mas, como bom jornalista, claro que temos algumas fontes que podem indicar um caminho que as cervejarias podem seguir neste ano.
A Brewers Association prepara, todos os anos, um relatório para as cervejarias conveniadas como forma de orientar a produção no ano seguinte. Além do crescimento do número de fábricas em 6%, no comparativo entre 2021 e 2020, a BA destaca as dificuldades de mais um ano de pandemia para o setor, como a falta de insumos, que prejudicou bastante a produção..
Porém, a parte mais divertida e curiosa do relatório está nas previsões para 2022.
Para este ano, a Brewers Association prevê que a produção de cerveja vai ser maior do que o que foi produzido em 2019. Mesmo assim o lucro nas vendas em mercados não vai ser maior do que o de 2019 (aqui eu acredito que seja por causa da alta dos custos de produção, principalmente das embalagens, que tiveram uma crise no setor em 2020).
Agora a má notícia é que os preços das cervejas devem aumentar. Assim como a Ambev fez no ano passado, a expectativa é que haja um repasse para o consumidor da inflação.
Quer ler o relatório completo? Acesse o link, em inglês, direto no site da BA ou veja o vídeo: