Vira e mexe você vai ao supermercado e encontra novos rótulos de cerveja. Alguns de estilos novos, que não eram vendidos anteriormente. Quando é Pilsen, Lager, India Pale Ale, a gente até já tá acostumado.
Mas e quando aparece o estilo Imperial Sour? O estilo, que está em alta, tem recebido lançamentos de algumas cervejarias. Mas de onde veio essa moda?
Vamos começar pelo nome. Sour é a cerveja ácida, bem refrescante, praticamente sem amargor e muito carbonatada. Eu já falei aqui no site que todas as vezes que você encontrar o termo Imperial ou Double significa que a cerveja é baseada no estilo original (no caso do nosso exemplo, a Sour), mas com muito mais álcool.
Ou seja, enquanto uma Sour tem ali entre 2% e 4%, em média, uma Imperial Sour pode chegar aos 10% de álcool.
No Brasil temos visto muitos lançamentos nessa área. Cada cervejaria está usando da criatividade e lançando cervejas bem diferentes, com ingredientes até inusitados. O desafio dos cervejeiros, neste caso, é equilibrar a acidez com o álcool – já que tudo aparece de forma muito potente.
O rótulo mais recente que eu soube é da UX Brew, cervejaria de Itupeva, interior de São Paulo, que eu conheci depois de um curso on-line com a querida Bia Amorim. Eles lançaram duas versões da Tart & Chill, todas no estilo Imperial Sour com adição de frutas.
A primeira tem frutas vermelhas e cupuaçu (que já é bem azedinho!), o que deixou a cerveja com essa cor linda! A outra tem manga e graviola, mais turva e bem amarela.
Ainda não provei nenhuma das duas mas fiquei bastante curioso, até por causa das sugestões de harmonização, como queijo camembert assado com mel e risoto de queijo brie.
Outra cervejaria que tem investido nesse estilo é a Dádiva, de Várzea Paulista, no interior de São Paulo. Eles lançaram no ano passado a série Ephemeral, que mistura frutas, lactose e condimentos, como baunilha, por exemplo, na construção do sabor de uma cerveja do estilo Imperial Sour.
As cervejas ácidas são sempre muito refrescantes e com a adição de frutas (como acontece com as nossas brasileiríssimas cervejas do estilo Catharina Sour) o resultado fica bem diferente, abrindo muitas possibilidades de harmonização.
E você, já tomou alguma cerveja deste estilo? Conta aqui nos comentários como foi essa experiência!