Publicidade


Primeira Brut IPA produzida em 2017 - Foto: Reprodução/Kim Sturdavant
Harmonizações

O que combina com Brut Ipa?

Você olha para a taça e vê aquela bebida clarinha, bem transparente, cristalina, eu diria, cheia de bolhas. Com o nariz, sente um aroma bem floral e frutado. Na boca, um amargo bem característico toma conta da língua, ao mesmo tempo que as bolhas trazem uma refrescância incrível.

Poderia ser champanhe, espumante mas é cerveja! Um ótimo estilo para acompanhar comemorações importantes ou para beber em um bom dia de calor em casa, à beira da piscina (sim, se você pode fazer isso, você é um privilegiado!)

O estilo Brut IPA reúne as características das cervejas Brut (que trazem essa semelhança com o champanhe por serem muito carbonatadas e com final seco na boca) com o amargor típico das cervejas do estilo India Pale Ale – as famosas Ipas. Apesar de não ser reconhecido como um estilo próprio nem nos guia da BA, nem no guia do BJCP (os guias oficiais de estilos usados em competições no mundo todo), esse tipo de cerveja pode ser classificado como Specialty IPA (algo como Ipa de Especialidade)

Kim Sturdavant criou a Brut IPA em São Francisco, nos Estados Unidos - Foto: Reprodução/Instagram
Kim Sturdavant criou a Brut IPA em São Francisco, nos Estados Unidos – Foto: Reprodução/Instagram

O criador desse estilo foi o norte-americano Kim Sturdavant. Ele vive em São Francisco (terra de muitas inovações – tanto no mercado digital como o Twitter, quanto no mercado de cerveja como a famosa Steam Beer da Anchor Brewingconheça tudo sobre essa cidade incrível nessa série de reportagens sobre São Francisco) e decidiu testar uma enzima que só era usada em cervejas com mais açúcar, produzindo mais álcool como Imperial Stouts e Triple IPAs na fermentação. O resultado foi uma cerveja com 0º de Plato, o que significa que todo o açúcar residual foi consumido pela enzima.

Primeira Brut IPA produzida em 2017 - Foto: Reprodução/Kim Sturdavant
Primeira Brut IPA produzida em 2017 – Foto: Reprodução/Kim Sturdavant

Foi assim que em Novembro de 2017 surgiu o primeiro copo de uma Brut IPA: a Hop Champagne, produzida pela Social Kitchen & Brewer. Depois do sucesso, o próprio Kim criou um site em, que registrou artigos e receitas sobre a experiência que fez, permitindo a criação de outras cervejas semelhantes pelo mundo, inclusive aqui no Brasil.

Bodebrown produziu uma das primeiras Brut IPAs no Brasil - Foto: Reprodução/Cervejaria Bodebrown
Bodebrown produziu uma das primeiras Brut IPAs no Brasil – Foto: Reprodução/Cervejaria Bodebrown

As Brut IPAs mais conhecidas no Brasil foram produzidas pela Bodebrown, de Curitiba. Hoje as mais acessíveis são as da Cervejaria Barco e da Lohn Bier, que possuem rótulos que podem ser comprados pela Internet.

Brut IPA produzida pela Lohn Bier - Foto: Reprodução/Lohn Bier
Brut IPA produzida pela Lohn Bier – Foto: Reprodução/Lohn Bier
Cervejaria Barco também produz um rótulo do estilo Brut IPA - Foto: Reprodução/Cervejas Barco
Cervejaria Barco também produz um rótulo do estilo Brut IPA – Foto: Reprodução/Cervejas Barco

Como harmonizar?

As cervejas desse estilo são muito leves e refrescantes. Os lúpulos que trazem algum tipo de amargor na bebida ajudam a deixar essa cerveja mais marcante para a harmonização e permitem pratos com um pouco de gordura e temperos.

Nossa dica é usar pratos leves, como saladas e pequenas entradas como casquinha de siri, queijos brancos (Brie, por exemplo) e azuis (gosto mais do Roquefort) e algumas frituras como bolinhos de bacalhau, por exemplo. Eu confesso que adoro esse estilo de cerveja com um bom balde de pipoca. É ótima companhia para ver filmes!


A série de artigos “O que combina” mostra sempre algumas opções de pratos que harmonizam com um estilo de cerveja. Além da Brut IPA, já fizemos um artigo sobre o estilo Weiss, Ipa, Pilsen e Stout Veja aqui neste link todas as reportagens desta série.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade