Projeto leva música clássica, ao vivo, no bar da cervejaria, em Belo Horizonte
A fábrica da Falke Bier fica em um condomínio fechado, na cidade de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. Nos últimos anos, ela vem sendo ampliada para dar conta de toda a demanda por cervejas artesanais que o mercado (principalmente o mineiro) tem exigido.
A Falke Bier foi um sonho de três irmãos. Em 2004, Marco, Juliana e Ronaldo Falcone decidiram largar tudo e investir na construção da fábrica, em estilo alemão clássico, no local onde funciona até hoje o sítio da família.
De lá pra cá, muita coisa mudou. A fábrica cresceu e precisou de mais espaço. Eles compraram o terreno em frente e começaram a instalar mais tanques na construção de uma fábrica inteligente – em que os processos não se cruzam dentro do espaço. Além disso a fábrica é sustentável. Usa menos água do que outras do mesmo padrão e utiliza tecnologia de controle de temperatura e economiza no uso do ar condicionado (a fábrica é uma das mais frescas que eu já visitei, e olha que no dia estava o maior sol!).
Hoje eles produzem 20 mil litros por mês de cerveja. A meta é chegar aos 60 mil litros até 2020.
Na visita, nosso grupo experimentou várias cervejas produzidas pela Falke. Tinha Lager, Apa e vários estilos. Todos estavam muito bons. O destaque fica por conta de uma das cervejas mais caras do mundo: a Vivre pour Vivre. É uma Sour e Fruit Beer que tem jabuticaba entre os ingredientes.
Além disso, a cerveja fica três anos em produção. É levemente ácida, com cheiro marcante de jabuticaba. Na boca, além da sensação do champanhe com as bolhas da carbonatação, você ainda sente o frutado. É uma cerveja bem especial que harmoniza muito bem com queijos como o Brie (em torradas com geleia de jabuticaba) ou o Gruyére.
Outro destaque é a Monasterium, uma Tripel. Eu já tinha bebido e conhecia a história mas foi bem legal ver e ouvir o canto gregoriano na adega subterrânea que existe dentro da fábrica. Você desce alguns degraus e vai ouvindo o canto gregoriano de longe. Quando está dentro da adega é incrível a sensação de estar ali naquela frequência de sons tranquilizadores e calmantes. A pesquisa em que essa técnica foi estudada mostra que a frequência dos sons do canto gregoriano altera a forma como a levedura faz seu metabolismo.
A visita é aberta ao público mas precisa ser agendada e confirmada antes por telefone (31-2551-4300) ou e-mail (falke@falkebier.com.br). Nós fomos até a fábrica em um grupo de blogueiros de Belo Horizonte, convidados pela cervejaria. O trajeto de BH até a fábrica dura cerca de 30 a 40 minutos, saindo da região central.
Novidade no bar da Falke em BH: Música Clássica
No bar, que começou a funcionar em abril deste ano, em Belo Horizonte (nós fomos lá na inauguração), começou neste mês a oferecer uma experiência diferente para quem visitar às quartas-feiras. É a segunda edição do projeto “Clássicos Falke Bier”.
A cada quarta-feira, um trio, composto por membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, se apresenta, ao vivo, com uma sequência de clássicos. Thiago Santos toca o contrabaixo enquanto Luiza Anastácio e Regiany Santiago estão nos violinos.
A lista de músicas tem peças de Mozart, Villa-Lobos, Bach e canções dos filmes O Poderoso Chefão e Piratas do Caribe, por exemplo.
O projeto tem músicas conhecidas, algumas foram até trilha de sucesso em filmes. É uma ação sofisticada e muito diferente, para quem acha que cerveja não combina com música clássica, é uma boa oportunidade para rever esses preconceitos.
Neste mês de outubro estão previstas três apresentações: dias 16, 23 e 30, sempre de 20h às 21h15. A Casa Falke fica na Rua Major Lopes, 623, em Belo Horizonte.
Vai visitar Belo Horizonte e a Casa Falke? Veja nossas dicas de hospedagem para Belo Horizonte perto do bar! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Belo Horizonte!