A terceira temporada do reality show Mestre do Sabor, exibido pela Globo, volta para alegrar nossas quintas-feiras à partir do dia 6 de maio. A gente vai seguir nessa cobertura especial, como fazemos todos os anos, sugerindo estilos de cerveja que harmonizam com os pratos criados pelos participantes. E para começar, vamos saber das primeiras novidades dessa edição.
A principal mudança é que, desta vez, todos os programas (com exceção da final) já estão gravados. Isso vai exigir uma segurança muito grande da equipe para preservar o vazamento dos finalistas (como aconteceu com várias temporadas do Masterchef, por exemplo, em que já se sabia, desde o início quem estava na final, tirando toda a graça da disputa). As gravações foram antecipadas por causa da pandemia, evitando que um aumento nos números interrompa a disputa enquanto está em exibição, como aconteceu com outros programas da emissora, no ano passado.
A final, em julho, vai ser exibida ao vivo, provavelmente naquele formato que a gente já vem acompanhando nas últimas edições, com partes pré-gravadas e inserções ao vivo.
O vencedor, assim como nos anos anteriores, além to troféu de Mestre do Sabor, vai ganhar um prêmio de R$ 250 mil. Os participantes são selecionados às cegas, pelos três jurados e chefs de cozinha: Kátia Barbosa, Leonardo Paixão e Rafa Costa e Silva, que volta nessa edição como titular. Para quem não se lembra, a vaga dela pertencia ao português José Avillez, que precisou deixar o programa, no meio da temporada passada, por causa da pandemia.
Fases do programa
Ao todo são sete fases nessa temporada do Mestre do Sabor. Na primeira etapa, chama de “Prato de Entrada”, os participantes fazem um prato e contam um pouco da própria história. Os chefs provam e avaliam se o candidato merece ou não seguir na disputa. Assim, eles vão ser divididos em três times diferentes, cada um liderado por um dos jurados.
Depois começam as disputas “Na Pressão”. Na temporada passada, os times disputaram entre si para conseguir o voto do chef Claude Troigros, que está sempre acompanhado do seu fiel escudeiro Batista. Quem vencer, ganha a imunidade. Os chefs salvam um participante de cada time e os outros partem para a disputa individual, o que resulta em eliminação.
Depois é a vez dos “Duelos”, uma disputa em que há sempre um ingrediente obrigatório e dois chefes disputam, entre si, a escolha dos jurados.
A “Repescagem” já é logo depois dessa fase e é sempre emocionante! Mestre do Sabor está na terceira temporada e estreia em maio, na Globo. Aqui no site você vai conferir as dicas de estilos de cerveja que harmonizam com os pratos apresentados.
Em seguida, é a vez da fase “Na Peneira”. Essa etapa é a última antes da semifinal. Nesta fase, os participantes cozinham individualmente e os jurados escolhem, cada um, o melhor prato. Os três participantes vencedores vão direto para a semifinal. Os outros dois semifinalistas são escolhidos depois de uma nova rodada, que elimina um participante.
Aí sim, temos a Semifinal e a Final, que, como dissemos, vai ser exibida ao vivo em julho.
Cobertura
Aqui no Cerveja & Gastronomia você vai acompanhar todas as semanas as nossas sugestões, em tempo real, pelo Twitter (na nossa conta @cervejaegastro – siga lá!) e no dia seguinte, o resumão aqui no site, com tudo o que aconteceu e as dicas de estilos de cerveja que harmonizam bem com os pratos preparados pelos participantes a cada edição. Se quiser rever como foi a Segunda Temporada de Mestre do Sabor, veja aqui. A Primeira Temporada também foi acompanhada pelo nosso sommelier, que separou dicas bem interessantes para você matar saudades.
O programa vai ser exibido na Globo, toda quinta-feira, depois da novela, e às sextas, no GNT. Também vai ficar disponível no Globoplay para os assinantes da plataforma de streaming. As receitas produzidas pelos participantes vão ficar disponíveis, neste ano, no site Receitas.com, também da Globo.