A partir de quinta-feira, dia 30, a competição dos chefs de cozinha volta em mais uma temporada, exibida pela Rede Globo. O programa, apresentado por Claude Troigros e João Batista, vai ter um novo campeão ou nova campeã neste ano.
Na primeira temporada, o vencedor foi o chef Gabriel Coelho. Nós acompanhamos o programa em todos os episódios, e você pode conferir aqui um resumo de tudo que aconteceu na primeira temporada, desde o primeiro episódio.
“Mestre do Sabor” é apresentado pelo chef francês radicado no Brasil, Claude Troigros, acompanhado do seu fiel escudeiro João Batista. A dupla já é conhecida do público, por causa dos programas que eles apresentam juntos no canal GNT.
Como é o programa?
Diferentemente do ano passado, quando foram selecionados 24 participantes, nesta temporada o número de chefs diminuiu para 18. Esse é um detalhe importante que pode ajudar na conexão entre o públicos e os candidatos. No ano passado, como eram muitos chefs, eles acabavam sendo eliminados rapidamente e mal dava tempo para que a gente pudesse criar algum tipo de laço ou torcida por eles. Ponto positivo para essa nova temporada!
Além disso, uma nova etapa foi criada, que vai permitir a “repescagem” de algum participante que tenha sido eliminado depois dos Duelos.
Para relembrar, na primeira parte do programa os participantes cozinham o “Prato de Entrada”, em que eles são avaliados às cegas pelos três jurados.
Na etapa seguinte, “Na pressão”, os times competem entre si pelo voto do apresentador Claude Troigros. O time escolhido ganha imunidade e aí todos os outros cozinham pela permanência no programa, de forma individual. Os três jurados provam os pratos e escolhem os dois chefs que deixam o programa.
Depois tem o “Duelo”, uma disputa de chef a chef, em que os jurados escolhem quem fica e quem sai. Depois dessa fase é que vai entrar a novidade da “Repescagem”. A última prova antes da semifinal ganhou o nome de “Na Peneira”. Os participantes cozinham individualmente e os jurados escolhem, cada um, o melhor prato. Os três participantes vão direto para a semifinal. Os outros três semifinalistas são escolhidos depois de uma nova rodada.
A semifinal conta com a escolha de Claude novamente, que decide dois dos finalistas. Os outros dois são escolhidos pelos jurados, depois de mais uma etapa de cozinha.
A final tem 4 participantes e vai ser feita em duas etapas ao vivo. O vencedor ou a vencedora ganha o título de “Mestre do Sabor” e recebe um prêmio de R$ 250 mil reais.
Tem novidade nos jurados
Além de Claude, o programa apresenta mais três mestres, que são os jurados. Eles é que vão avaliar os pratos apresentados no programa pelos competidores. Kátia Barbosa, Léo Paixão e José Avillez estão de volta nesta temporada.
Uma das novidades é a entrada do chef Rafael Costa e Silva, no lugar do português José Avillez. Como o programa teve parte gravada antes da pandemia do novo coronavírus, José Avillez precisou retornar para Portugal, para gerenciar seus restaurantes. Pelo material de divulgação, ele fica no ar durante o primeiro mês do programa. No lugar dele, vai entrar o chef carioca, que estudou gastronomia no Brasil e em Nova Iorque e trabalhou na Europa, antes de ter o próprio restaurante no Rio de Janeiro – o premiado e estrelado Lasai.
O restaurante fica em Botafogo, no Rio de Janeiro, em uma casa tombada, que foi totalmente reformada, antes da inauguração. O restaurante possui duas hortas, de onde saem ingredientes usados pelo chef. Segundo o Guia Michelin, que concedeu uma estrela para o Lasai, os pratos de destaque fazem parte do menu Festival.
Aqui no Cerveja & Gastronomia você vai acompanhar, em todas as semanas, um resumo dos pratos apresentados, com dicas de harmonização de cervejas. Se você não sabe o que é harmonização, clique aqui e confira.