No programa de estreia, o ritmo alucinante da escolha dos participantes tomou conta. Em pouco mais de 1 hora, vinte participantes apresentaram seus pratos e 18 foram escolhidos, completando já na estreia, todos os 3 times que vão disputar essa temporada. Veja o resumo do que aconteceu no 1º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 06/05/2021.
Na primeira fase do programa os participantes disputam 18 vagas – 6 em cada equipe – com o Prato de Entrada. Eles fazem toda a receita no palco e o prato é avaliado pelos jurados, no melhor estilo “The Voice”. Se um chef gostar do prato, o participante está no time dele. Se houver disputa com mais de um chef é o participante que escolhe em qual time quer ficar.
Diferentemente do que ocorreu nas duas primeiras temporadas, o programa optou por encurtar a primeira fase (que no ano passado foi feita em dois episódios) já na estreia. O ritmo mais intenso diminuiu o tempo para as explicações sobre os pratos, que foram finalizados no estúdio. Não chega a ser uma crítica ao formato, mas gostava mais quando tínhamos tempo para conhecer os participantes. Acho que para a primeira fase, 10 participantes por episódio (9 aprovados em cada um, em média) é de bom tamanho.
O primeiro participante veio do Pará. Leo Modesto preparou uma Poqueca de Pirarucu no Tucupi defumado, um prato com muitos ingredientes do norte do Brasil. Com a escolha pela Kátia, os times começaram a ser formados.
Bela história para começar o programa. Emocionante e um prato lindo! Parabéns ao chef. Para harmonizar, uma #cerveja belga, do estilo #Tripel. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Em seguida, Bruna Martins preparou um cupim e trouxe o sotaque mineiro para essa temporada. Ela foi escolhida pela Kátia e pelo Léo, mas acabou optando por fazer parte do time mineiro de Leonardo Paixão. Ela mostrou que tem uma cozinha bem focada na comida emotiva e deve trazer bons pratos nessa edição.
A mineira Bruna Martins trouxe um Cupim, com broa de milho. Como o prato tem amargor, como ela disse, nossa sugestão de harmonização é uma #cerveja India Pale Ale inglesa, bem clássica. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Rodrigo Guimarães veio do Rio de Janeiro com toda a experiência do trabalho com o chef Felipe Bronze. Ele preparou um Arroz Meloso com rapadura e Porco Defumado. Um prato lindo, que gerou até uma disputa entre Leo e Rafa. Mas assim com a mineira Bruna escolheu um conterrâneo, o carioca Rodrigo foi para o time do Rafa.
Hmmm porquinho com arroz meloso com rapadura! Para harmonizar, que tal uma #cerveja do estilo Red Ale? Vermelha, maltada vai reforçar os sabores do defumado do porco. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Aline Guedes trouxe a experiência com o uso de ingredientes nacionais para preparar um Papilotte de Robalo com Pupunha. Um prato lindo e colorido, que acabou conquistando o paladar do jurado Leo Paixão.
Robalo com essas folhas, vai muito bem com uma cerveja de trigo do estilo #Weiss. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
O próximo prato foi o primeiro com críticas em relação a quantidade de ingredientes. Muito colorido, com flores, broto, a Caldeirada do Tadeu, feita pela Bia Pimentel acabou escolhido pela Kátia.
Na Caldeirada do Tadeu, o peixe com ovo, legumes quase eliminou a Bia. Mas a cerveja que harmoniza é do #estilo Grand Cru, que leva trigo e tem maior potencial alcoólico. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
O primeiro participante que não foi aprovado foi o carioca Marcelo Sousa. Ele preparou um bacalhau lindo, confitado com especiarias. Mas os chefs acharam o prato muito simples e sem criatividade.
A próxima participante trouxe toda a elegância e riqueza de Brasília, onde mora, e preparou um prato com ingredientes típicos do cerrado. Com um cupim cozido na técnica sous vide e finalizado na chapa, ela preparou um tipo de bolinho de mandioca com queijo canastra que estava lindo. Foi a primeira participante escolhida por unanimidade pelos três jurados. Na hora da escolha, ela optou pelo time do Rafa Costa e Silva.
Esse bolinho de mandioca me ganhou! Vou sugerir uma cerveja do estilo #Lager para harmonizar com esse prato, mesmo sabendo que a cerveja pode não dar conta do cupim! #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Matheus Almeida trouxe a Frigideira de Aratu, um prato servido com acompanhamentos ácidos como a redução de siriguela e vinagrete de feijáo verde. Ele trabalhou com a famosa chef Dadá, da Bahia, e conquistou uma vaga no time da Kátia.
Mais uma cerveja de trigo para harmonizar com esse prato maravilhoso: frigideira de aratu com uma #cerveja do estilo #weiss. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Outro participantes que se destacou nesse primeiro programa foi Pedro Barbosa. Ele ousou e decidiu fazer uma sobremesa como prato para entrar no programa. Kátia e Leo gostaram muito do prato que tinha iogurte com maçã verde e creme de limão. Ao final, depois de receber bons elogios, o participante escolheu o time do mineiro Leo Paixão e promete ser um nome forte na competição.
#Doce com #Coentro? Nunca harmonizei! rs Mas tava lindo! A ousadia compensou! Nossa sugestão é uma #cerveja leve, do #estilo Brut Bier, que lembra o champanhe.
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Mais um participante da Bahia, Cadu Vieira preparou uma lambreta, um prato típico do nordeste e acabou sendo escolhido também pelo chef Leo Paixão. Esse é outro participante que chamou nossa atenção nesse primeiro episódio pelo bom humor e diversão. Promete nos trazer muitas gargalhadas nas próximas semanas.
Esse prato baiano, a Lambreta, pede uma #cerveja com um pouco de amargor, mas que seja leve. Nossa sugestão é uma Pale Ale, com um pouco de malte para harmonizar. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Depois de muitos participantes com referências orientais na edição passada, Danilo Takigawa foi o primeiro a trazer uma pegada da culinária oriental ao preparar um porco no missô com tucupi. Foi escolhido pelos jurados Kátia e Rafa, mas acabou optando por integrar o time do carioca Rafa Costa e Silva.
Porco no Missô com #Tucupi! Ousado de sabor hein? Para harmonizar, nossa sugestão é uma #cerveja amarga e leve ao mesmo tempo, bem carbonatada para limpar a língua a cada mordida. Por isso a escolha é uma Brut Ipa. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Um prato bem de fazenda, de cozinha afetiva, acabou não garantindo a vaga do próximo participante. Herschel Veras preparou uma coxa de galinha caipira e legumes da roça mas não foi aprovado por nenhum dos jurados. Uma pena, pois, visualmente, parecia bem bonito.
A participante seguinte é Ju Lima, uma chef do Instagram, como ela mesma se definiu, especialista em carnes de churrasco. Preparou um prato lindo e simples, uma tira de chorizo com farofa e vinagrete e acabou garantindo uma vaga no time do Rafa.
Uma tira de chorizo dessas… pede uma Ipa né? Para deixar mais cítrica, nossa sugestão é uma #cerveja do estilo American IPA. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Carol Francelino trouxe de São Paulo uma bochecha de porco que estava desfiando no prato de tão linda e cozida! Ela foi disputada pelos jurados Kátia e Leo, mas acabou escolhendo o mineiro Leo Paixão, ocupando a penúltima posição no time dele.
Essa bochecha desfiando…. hmmmm Para harmonizar, uma #cerveja do estilo #ESB vai acompanhar muito bem! #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
O chef seguinte foi Pedro Franco. Chegou cheio de estilo, com bigode marcante e preparou um Cru de Crustáceos, sendo escolhido pela Kátia Barbosa.
Mais um prato leve, perfumado. Nossa sugestão é uma #cerveja do estilo American Wheat, que vai acentuar os cítricos do prato. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Diogo Sabião trouxe um arroz diferente, o piagui, e preparou com um peixe, num prato recheado de ingredientes típicos da Amazônia. Rafa e Kátia aprovaram o prato e, apesar de dizer que amava muito a Kátia, o chef escolheu fazer parte do time do Rafa. O programa tava num ritmo tão acelerado que me esqueci de indicar uma cerveja durante a exibição. O peixe vai bem com cervejas leves, de trigo, então pode ser usada uma cerveja do estilo Weiss para acompanhar.
Em seguida, mais um prato com cara de fazenda, preparado pela mineira Ana Gabi. Ela preparou um Agnolotti de galinha defumada, feijão e angu. O angu servido como se fosse uma folha crocante deixou os jurados bem em dúvida, mas ela foi escolhida pela Kátia e pelo Leo. Apesar de tudo indicar que ela iria para o time do conterrâneo mineiro, Ana Gabi disse que acreditava no poder feminino e optou pelo time da carioca Kátia.
Que prato com cara de fazenda! Para harmonizar essa massa, uma #cerveja bem leve e marcante no malte escuro, trazendo amargor e dulçor: uma Brown Ale. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Outra Ana, a Ana Carolina Garcia, foi a segunda participante a ser escolhida por unanimidade pelos três jurados. Ela fez uma comida thailandesa com frango e escolheu o time do Rafa, fechando o time do carioca.
Ah gente… com sopa curry eu amo uma #cerveja Weiss… sei que já indiquei esse estilo hoje mas ele combina muito bem com essa sopa equilibrando a pimenta. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
A penúltima participante a cozinhar foi Vitória Gasques, que recebeu muitas críticas sobre as escolhas do empratamento. Achei que ela não seria escolhida mas foi a última participante a completar o time da Kátia Barbosa.
Nhoque de Banana-da-terra com o toque cearense do peixe também pede uma #cerveja de trigo. Minha sugestão aqui é uma Witbier, que tem especiarias. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
Para encerrar o programa, só sobrou uma vaga no time do Leo. Quem preencheu essa oportunidade foi o chef Rafa Ramos, que trouxe a experiência dos churrascos americanos para levar uma costela com batata e agrião. Léo aprovou o prato e fechou o time, mas o participante ouviu dos outros dois jurados que, se não estivessem com os times completos, iam apertar o botão verde da aprovação.
#Churrasco e #cerveja combinam demais! Essa carne defumada pede muito uma Vienna Lager, bem maltada! #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 7, 2021
No geral, os 18 participantes foram bem escolhidos. Como não tivemos muito tempo para conhecer cada um, tivemos poucos destaques. Gostei da dinâmica de competição entre Leo e Rafa. os dois parecem se alfinetar o tempo todo, sempre com estilo. Isso pode render boas tretas durante a edição. Vamos ver!
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.