No 9º episódio do Mestre do Sabor, os primeiros Duelos, da nova etapa do programa. Hoje foram 5 duelos, com 5 participantes aguardando a decisão da repescagem, prevista para a próxima semana. Muitas dessas disputas foram bem difíceis, tornando a decisão dos jurados muito complicada. Quem venceu foi direto para a próxima etapa. Quem perdeu, vai disputar uma última vaga na Repescagem.
E você sabe, toda semana, para cada prato vencedor, a gente indica uma sugestão de estilo de cerveja para harmonização. É uma brincadeira divertida, que a gente usa as técnicas e a experiência como sommelier para apresentar experiências que você pode tentar replicar em casa.
Veja agora o resumo do 9º episódio de Mestre do Sabor, exibido em 25 de junho de 2020!
Essa fase do programa se chama “Duelo”. A cada disputa, que é definida por um sorteio de facas com os nomes dos participantes, as duplas se enfrentam entre si e os jurados definem que ganha e quem perde.
A cada faca sorteada, o participante escolhe com quem quer duelar. É uma decisão importante porque ele não sabe qual vai ser o prato ou ingrediente obrigatório e isso pode afetar muito a dinâmica do programa, eliminando concorrentes fortes. O escolhido define qual dos dois ingredientes vai ser o item obrigatório. Assim, em 40 minutos, o prato precisa ficar pronto!
Por sorte, na próxima etapa teremos a inédita repescagem, então, quem aí tem torcida por um dos eliminados, é hora de chamar a fé!
Todo o time do Léo Paixão veio para essa fase. No time da Kátia, três participantes se salvaram. E no time do Rafael Costa e Silva, apenas uma participante disputa essa fase.
Time Léo | Time Kátia | Time Rafael |
Moacir Santana | Junior Marinho | Gi Nacarato |
Lydia Gonzalez | Francisco Pinheiro | |
Álvaro Gasparetto | Dário Costa | |
Ana Zambelli | ||
Bruno Hoffman | ||
Serginho Jucá |
Hoje todos os ingredientes são típicos das festas juninas. Porém os participantes não podiam fazer nem prato típico, nem sobremesa com o ingrediente escolhido.
Lydia foi a primeira sorteada e ela escolheu duelar com a Gi Nacarato. O ingrediente principal escolhido foi a rapadura. O prato vencedor foi o da Lydia, em uma disputa bem equilibrada e, principalmente, ética. A atitude da Gi Nacarato com a concorrente foi incrível.
Para harmonizar com a cavaquinha com rapadura, de sabor asiático, nossa sugestão é uma cerveja de trigo, no estilo Weiss. Ela é adocicada e vai acentuar os sabores ácidos do prato. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 26, 2020
O segundo duelo foi entre Júnior e Álvaro. O ingrediente obrigatório, escolhido pelo Álvaro, foi a batata doce. O vencedor fez o prato mais delicado, feito pelo Júnior Marinho.
O aligot de #batata doce e #vinagrete de #camarão vai super bem com uma #cerveja um pouco amarga e mais ácida, como a Brut Ipa. O sabor leve e carbonatado ajuda a equilibrar o gosto na boca. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 26, 2020
Ana Zambelli escolheu o Bruno para o terceiro duelo. Ele preferiu trabalhar com o amendoim como ingrediente obrigatório. No preparo, Ana demonstrou dominar muito a técnica asiática e fez um prato lindo, “de cinema”, como ressaltou o jurado Rafael Costa e Silva. Foi assim que ela garantiu a vaga para a próxima etapa, deixando o Bruno para a repescagem.
O #camarão com amendoim da Ana Zambelli combina demais com uma cerveja do estilo Bohemian Pilsner. É uma #cerveja leve, refrescante e com o amargor leve. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 26, 2020
O corajoso do Moacir escolheu o Dário para o duelo. Na definição do ingrediente, Dário escolheu a mandioca (o aipim). Mesmo enfrentando alguns problemas na hora preparar o prato, Dário conquistou o paladar dos jurados, vencendo o duelo.
No #involtini de camarão com mandioca, feito pelo @MChefDario, nossa sugestão de harmonização é uma boa #cerveja do estilo #Lager, refrescante e leve, sem brigar com os sabores suaves do prato. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 26, 2020
No último duelo da noite, Francisco e Serginho disputaram a prova, que tinha a abóbora como ingrediente obrigatório. Francisco estava muito nervoso e acabou errando o caramelo por três vezes, queimando três panelas diferentes. Os jurados escolheram o prato feito pelo Serginho, que tinha mais técnicas diferentes no ingrediente obrigatório.
No último #duelo da noite, a harmonização sugerida para o #bobó de cavaquinha com as texturas de #abóbora é uma #cerveja Red Ale, levemente adocicada, que vai combinar com o adocicado do prato #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 26, 2020
Agora é esperar pela repescagem na semana que vem! Tomara que volte um dos seus favoritos!
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.