Publicidade


Croquete de linguiça garantiu a vitória para Raissa - Foto: Samuel Kobayashi/Gshow
Harmonizações

Mestre do Sabor – 7º episódio

O último programa desta fase de grupos terminou com a eliminação de mais dois participantes, deixando o time do chef Léo Paixão desfalcado para a próxima etapa. Quem se deu bem foi o time de José Avillez, que seguiu praticamente invicto para a nova fase.

Veja agora o resumo do 7º episódio de Mestre do Sabor, exibido em 21 de novembro de 2019!

Toda semana tem harmonização dos pratos mostrados no programa com estilos de cerveja

O tema da prova em grupo foi um dos mais emocionantes até aqui, nesta temporada. Em uma viagem ao Pará, o programa encontrou o pai da família Castanho, Chicão, que apresentou com muito carinho os ingredientes tão distintos do Pará.

Os participantes tiveram que preparar 3 pratos com o uso obrigatório de 3 ingredientes: peixe filhote, jambu e cupuaçu.

Seu Francisco Castanho, o Chicão, foi o convidado especial deste episódio - Foto: Victor Pollak/Globo
Seu Francisco Castanho, o Chicão, foi o convidado especial deste episódio – Foto: Victor Pollak/Globo

Na hora do preparo, o time do português José Avillez teve alguns problemas para dividir os ingredientes e criar os pratos. O time da carioca Kátia Barbosa teve um pequeno problema na mesa da sobremesa e foi perceptível a irritação da chef com as escolhas e atitudes dos participantes. No time do mineiro Léo Paixão o trabalho fluiu de forma mais organizada, provavelmente por ter menos participantes.

Na avaliação do Claude Troigros e do Batista, os melhores pratos estavam no time do José Avillez, que garantiu mais uma imunidade.

Time do chef José Avillez conquistou mais uma imunidade - Foto: Victor Pollak e Samuel Kobayashy/Globo e Gshow
Time do chef José Avillez conquistou mais uma imunidade – Foto: Victor Pollak e Samuel Kobayashy/Globo e Gshow

Para harmonizar com o ceviche de pupunha, nossa sugestão é uma cerveja mais cítrica, feita com trigo, como uma Weiss. O filhote grelhado com purê de cará e acaí, nossa sugestão é uma cerveja do estilo Catharina Sour, mais ácida, para cortar a gordura do peixe e frutada, para ressaltar os sabores brasileiros do prato. Por último, o arroz de pato com tucupi pede uma cerveja mais encorpada, com mais álcool e sabor. Nossa sugestão é uma belga, Tripel, que vai harmonizar bem com o prato.

Na hora de salvar os participantes, os dois chefs que perderam a primeira prova elegeram duas pessoas de cada time para ir direto para a próxima etapa. Léo Paixão salvou André Barros e Viviane Almeida. Kátia Barbosa escolheu Carol Albuquerque e Fernando Vaz.

Na etapa individual os participantes tiveram que usar um dos produtos do patrocinador e ele deveria ser a estrela do prato. Tinha hamburguer, almôndega, salsicha, linguiça etc. A escolha era livre e cada participante usou bem a criatividade para preparar os pratos.

Na avaliação dos jurados, Dudu Poerner e Raissa Ribeiro fizeram os melhores pratos. Os dois são do time do Léo Paixão.

Croquete de linguiça garantiu a vitória para Raissa - Foto: Samuel Kobayashi/Gshow
Croquete de linguiça garantiu a vitória para Raissa – Foto: Samuel Kobayashi/Gshow

Para harmonizar com o croquete de linguiça, nossa sugestão é uma tradicional cerveja de boteco, uma boa Pilsen, bem leve e refrescante. Outra opção, para quem gosta de um pouco mais de pimenta, é harmonizar esse croquete com uma ESB, uma Extra Special Bitter, mais amarga.

Prato feito por Dudu agradou o paladar dos jurados - Foto: Samuel Kobayashi/Gshow
Prato feito por Dudu agradou o paladar dos jurados – Foto: Samuel Kobayashi/Gshow

Esse arroz de linguiça com vinho tinto harmoniza bem com uma cerveja do estilo Vienna Lager, refrescante e levemente adocicada.

Entre os eliminados, Ricardo Caldas, do time do Léo Paixão, por ter feito um prato mais adocicado e Seichelle Barboza, do time da Kátia Barbosa, por não ter dado destaque ao produto, como foi orientado na prova.

Na próxima etapa, os participantes vão se duelar por sorteio. O sorteado escolhe com quem quer duelar. Um é eliminado e o outro segue na competição.


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.

E lembre-se: toda quinta, durante o programa, ao vivo, você acompanha e comenta no Twitter @cervejaegastro. Em seguida, o resumo é publicado aqui no site. Comente o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade