No episódio de hoje, a valorização dos ingredientes brasileiros fez até um dos jurados chorar no programa. Claro que a boa comida mexe muito com nossas memórias e emociona mesmo. Além das especiarias do Brasil, os participantes precisaram negociar ingredientes à moda antiga.
Veja agora o resumo do 6º episódio de Mestre do Sabor, exibido em 14 de novembro de 2019!
Logo na abertura o convidado do dia trouxe os ingredientes obrigatórios da prova em grupo. Timoteo Domingos mostrou uma mesa cheia de cascas, sementes e “pozinhos”, que, bem usados, trazem muito sabor aos pratos. São as especiarias brasileiras, que deveriam estar em todos os pratos apresentados por cada grupo.
Em 75 minutos eles tiveram que preparar 3 pratos. O desafio desta primeira prova era usar as especiarias brasileiras no preparo de pratos que seriam apresentados em embalagens de delivery. Um tipo de “marmita” chique.
O time azul de Léo Paixão estava com o menor número de participantes – cinco – já que teve três eliminados desde que a competição começou.
O time amarelo, comandado por José Avillez, hoje enfrentou alguns problemas relacionados às escolhas que eles fizeram. Faltando pouco mais de 20 minutos para o fim da prova, eles não sabiam ainda o que ia ser enviado entre as opções que estavam sendo feitas. A sensação que passou é que eles não se organizaram desta vez e cada um cozinhou por conta própria.
Na avaliação do Claude e do Batista, venceu pela primeira vez o time do mineiro Léo Paixão, garantindo a imunidade nesta semana.
Para harmonizar com o #ceviche de caju do time do @leonardopaixao a sugestão é uma #cerveja do estilo Weiss, com trigo e levemente ácida. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) November 15, 2019
O #bobó de camarão pode ser bem acompanhado de uma boa #cerveja inglesa do estilo ESB, amarga e que vai acentuar os sabores do prato #Mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) November 15, 2019
Por último, para acompanhar o arroz de #rabada, uma #cerveja mais forte, que consiga equilibrar os sabores fortes da rabada: uma India Pale Ale, pra ficar na escola inglesa. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) November 15, 2019
O time vencedor não apresentou sobremesa, o que gerou uma polêmica nas discussões pelas redes sociais. Mas desde o início tinha ficado claro que não era um menu, mas três pratos com as especiarias.
Pela terceira vez seguida com o time na prova individual, Kátia salvou Lira Müller, Marcelo Cotrim e Amanda Grezzana. Já José Avillez salvou Gabriel Coelho, Gustavo Young e Ana Bueno.
Na batalha individual, os chefs tiveram que fazer um prato com ingredientes negociados no escambo. Foi bem legal ver uma característica tão importante e muito valorizada nas pequenas cidades sendo mostrada na TV. Com a vida nas metrópoles, muito dessa experiência se perde e acaba sendo trocada por outras mais “comerciais e industrializadas”.
Muito bacana a fala do Roninho sobre o pequeno produtor. É sempre melhor privilegiar quem produz de forma carinhosa e perto da sua casa. Vale a mesma coisa com a #cerveja hein? Beba local, valorize o trabalho de quem vive perto de você! #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) November 15, 2019
Dois mineiros se deram bem – e até fizeram o chef Léo Paixão chorar ao provar um dos pratos. Felipe Oliveira e Djalma Victor fizeram os melhores pratos e venceram essa prova. Cada um representa um dos times que estavam na eliminação.
A #costela suína com polenta pede uma cerveja com leve amargor para equilibrar a gordura da carne. Nossa sugestão é uma Lager, leve e refrescante, e ao mesmo tempo com amargor característico. #MestredoSabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) November 15, 2019
A mesma #cerveja do estilo #Lager pode ser uma boa opção para o prato feito pelo Djalma: uma rabada com polenta e ovo frito. A bebida não vai brigar com os sabores do prato, harmonizando com a cerveja. #mestredosabor.
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) November 15, 2019
Veja aqui o momento em que o jurado Léo Paixão se emociona:
Na decisão dos jurados, Rafael Lorenti e Thiago das Chagas, ambos do time do Avillez, foram eliminados.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.