A troca dos jurados José Avillez e Rafael Costa e Silva marcou o episódio desta quinta-feira do Mestre do Sabor. Por causa do coronavírus, o chef português precisou voltar para a Europa, deixando no lugar o carioca Rafael Costa e Silva.
Além disso, as provas foram bem intensas, com participação bem expressiva dos jurados – tanto nos comentários, quanto nas avaliações.
Veja agora o resumo do 5º episódio de Mestre do Sabor, exibido em 28 de maio de 2020!
O programa começou com a troca dos jurados. Houve uma pequena cerimônia de passagem da “faixa amarela”, que marcou essa mudança.
Para quem não conhece, o chef carioca Rafael Costa e Silva estudou gastronomia no Brasil e em Nova Iorque e trabalhou na Europa, antes de ter o próprio restaurante no Rio de Janeiro – o premiado e estrelado Lasai.
O restaurante fica em Botafogo, no Rio de Janeiro, em uma casa tombada, que foi totalmente reformada, antes da inauguração. O restaurante possui duas hortas, de onde saem ingredientes usados pelo chef. Segundo o Guia Michelin, que concedeu uma estrela para o Lasai, os pratos de destaque fazem parte do menu Festival.
Na prova do menu confiança, o convidado foi o chef Renzo Garibaldi, especialista em carnes maturadas, que são mais macias e com sabor. O desafio é fazer dois pratos usando carne de segunda. E um dos pratos tinha que ter algo defumado.
Kátia Barbosa estava bem rígida com os participantes do time dela. Houve um atrito entre ela e o Dário, que, como já vimos no Masterchef, sofre de hiperatividade!
Na escolha, tanto no time da Kátia, quanto no time do Rafael, havia problemas no ponto da carne de um dos pratos. A vitória acabou sendo do time do chef Léo Paixão, que continua sem perder nenhum participante até este episódio.
O carpaccio de fraldinha que deu a vitória para o time do Léo Paixão pede uma cerveja leve, mas que suporte o salgado do prato. Por isso nossa sugestão é uma Extra Special Bitter. A cerveja é amarga e bem marcante, sem roubar o sabor. #MestreDoSabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 29, 2020
Já para o #pescoço, eu vou de #cerveja com maltes mais tostados, como uma #Schwarzbier, uma cerveja bem carbonatada e com sabor de tosta que vai combinar bem com o defumado e a carne glaceada. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 29, 2020
Com a derrota, cada mestre teve a oportunidade de salvar um participante de cada tima. Rafael salvou Gi Nacarato e a Kátia salvou o Arthur Pendragon.
Na segunda prova, que é eliminatória, o ingrediente do desafio foi o cogumelo. A avaliação dos jurados foi bem mais rígida, principalmente pelos comentários do chef Rafael Costa e Silva. Ele foi bem mais direto e ríspido algumas vezes, na hora de falar sobre o que ele estava provando.
O melhor prato de hoje foi preparado pelo Kaywa Hilton. Ele fez um cogumelo em texturas com um pargo na pele.
Prato difícil de harmonizar. Minha sugestão para harmonizar com os cogumelos com o pargo na pele é uma #cerveja de trigo, no estilo #Weiss, que é leve e mantém uma acidez sutil. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 29, 2020
A eliminada foi a participante Claudia Krauspenhar. Ela foi escolhida porque o prato estava sem sal, segundo os jurados.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.