Depois que os times foram definidos, começou a valer a competição. Nesta fase, chamada de “Na Pressão”, os times se enfrentam e a decisão de quem ganha fica na mão do apresentador Claude Troigros. Ao final, um participante foi eliminado. Veja agora o resumo do 3º episódio de Mestre do Sabor, exibido em 14 de maio de 2020!
Hoje o convidado do programa é o chef de cozinha Jefferson Rueda. Ele é muito conhecido pelos pratos feitos com carne de porco. O restaurante dele, em São Paulo, se chama Casa do Porco e faz parte da lista dos 50 melhores do mundo, promovida pela organização World’s 50 Best, especializada em listas. Ele também é o dono do Bar da Dona Onça, que fica em São Paulo.
Nesta fase do programa, são duas etapas: na primeira, o Menu Confiança, cada time prepara três pratos com o uso de ingredientes obrigatórios, escolhidos pelo convidado. No caso de hoje, o chef Jefferson Rueda escolheu a orelha, o rabo e o pé, que foram sorteados entre os times. O time da Kátia ficou com a orelha, o time do Leonardo ficou com o pé e o time do Avillez ficou com o pé.
Aí os times preparam os pratos, em 75 minutos, que são provados pelo apresentador Claude Troigros, acompanhado do fiel escudeiro João Batista. Eles decidem qual time venceu, que ganha imunidade.
Os chefs de cada time que perdeu escolhem alguns participantes para serem salvos. E aí, os restantes disputam entre si a permanência no programa.
Os três times foram bem na cozinha e a conversa com os chefs rendeu, com dicas e orientações. Na hora da avaliação, Claude e Batista curtiram os três menus, com destaque para os pratos do time do Avillez e do Leonardo Paixão. Na escolha pela imunidade, venceu o time do Leonardo, que fez três pratos com muita criatividade.
Na entrada do Tartare com peixe e porco, nossa sugestão é uma #cerveja mais ácida, uma #Sour, que vai elevar os sabores do prato. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 15, 2020
O arroz de costela, mais gorduroso, pede uma cerveja que corte a gordura e amplifique os temperos. Nossa sugestão é uma #cerveja do estilo American Pale Ale, a famosa #APA, com bastante #lúpulo. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 15, 2020
Por último, a #sobremesa vencedora de banana, creme inglês defumado e pipoca de pé de porco, pede uma cerveja belga. Nossa sugestão é uma #Dubbel, #cerveja mais escura com aroma de cereais, vai realçar o dulçor do prato e o defumado do creme. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 15, 2020
Dos times que perderam, a chef Kátia salvou a participante Mariana, enquanto Avillez salvou o Kaywa. Os outros participantes disputaram a segunda prova do dia, eliminatória. Em 50 minutos eles tiveram que preparar um prato que usasse uma proteína e dois acompanhamentos, escolhidos por sorte.
Dois participantes tiveram problemas na finalização dos pratos – a eterna luta contra o tempo já conhecida dos realities de gastronomia! Caio Soter não colocou o pepino, e foi criticado pelo ponto da couve-de-bruxelas. Já a candidata Mel Freitas recebeu críticas sobre o ponto do coelho, que ficou duro e ela não pôs a mostarda.
Os chefs avaliaram os dois pratos com ingredientes faltantes e decidiram eliminar a Mel Freitas, por não ter trabalhado bem a proteína.
O prato do candidato Dário Costa foi escolhido o melhor. Ele fez uma lula com baroa, na manteiga, que foi muito elogiada.
Lindo prato, mereceu ganhar! O candidato Dário fez uma lula com baroa na manteiga. Nossa sugestão é uma #cerveja de trigo, #Weiss, que vai harmonizar com os adocicados do prato, além de trazer um pouco de acidez. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 15, 2020
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.