Pratos lindos, bem feitos – e muito saborosos, segundo os chefs que provaram. Nas duas provas o talento dos participantes foi colocado à prova e, com criatividade, eles conseguiram criar receitas incríveis. Claro, tem dica de cerveja para você harmonizar. Veja no resumo do 6º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 10/06/2021
Nesta fase do programa que é chamada de “Na Pressão”, são realizadas duas provas, uma em grupo, que garante a imunidade neste episódio para os integrantes, e outra individual, com os que perderam a primeira prova, que é eliminatória.
A estrela da prova em grupo é um alimento que eu gosto muito: o ovo. Além de ser uma delícia para harmonizar com cervejas, na minha opinião, é um dos alimentos que têm mais variedade na harmonização, em comparação com o vinho. Geralmente o vinho acaba elevando o sabor sulfuroso do ovo, atrapalhando bastante muitas combinações. Mas com a cerveja as opções são bem variadas, assim como esse ingrediente, que tem inúmeras possibilidades de preparo.
Nos três pratos do menu servido, o ovo deveria ser o ingrediente principal, ou seja, estar em destaque em todos os pratos – da entrada à sobremesa.
Os grupos foram bem elogiados e surpreenderam, tanto pela apresentação, quanto pelo sabor. Mas o escolhido para ir direto para a próxima semana foi o time do Leonardo Paixão.
Na entrada de #ovo poché com consomê de cogumelos, nossa sugestão é uma #cerveja do estilo Grand Cru. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 11, 2021
Na #carbonara de #lula, servida como prato principal, a dica é uma #cerveja Pale Ale. Clássica inglesa, ótima para harmonizar com a carbonara. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 11, 2021
Por último, na sobremesa, o #quindim desconstruído pede uma #cerveja que leve mais álcool. Minha sugestão é uma Belgian Dark Strong Ale. Se ela levar #coco queimado como ingrediente, vai ser ainda melhor, pois vai acentuar o coco do prato. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 11, 2021
Na hora do salvamento, Rafa salvou Ju Lima e Kátia escolheu Bia Pimentel.
No segundo desafio da noite, os participantes tinham que usar a linha de pescados do patrocinador. Cada participante escolheu uma placa e, debaixo dela tinha o nome de um dos pescados. O item deveria ser o protagonista do prato.
Os pratos todos foram bem elogiados pelos chefs. O vencedor foi Rodrigo Guimarães que preparou o salmão. Ele é do time do Rafa e garantiu a imunidade individual para a próxima semana.
Vitória apertada na prova da eliminação. Para harmonizar com o #salmão com grão de bico, nossa sugestão é uma #cerveja com sabor maltado, levemente cítrica. Por isso nossa sugestão é uma Session Ipa, trazendo o amargor necessário. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 11, 2021
Na eliminação a falta de tempero na abóbora pesou na decisão dos chefs. Eles escolheram o prato do Matheus Almeida, que preparou um camarão empanado. Ele deixa o programa e é menos um participantes do time da Kátia.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.