Não faltou emoção no episódio de hoje, mas faltou o elemento surpresa. Tanto na decisão da prova de grupo, quanto na da eliminação, já dava para adivinhar o resultado. Mesmo assim teve muita emoção no preparo de pratos que usaram palmito, sardinha e frango. Veja o resumo do 5º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 03/06/2021
Nos três primeiros episódios eliminatórios, a decisão acabou ficando equilibrada para os três times. Cada chef perdeu um participante por edição, o que torna o jogo ainda mais competitivo, já que, neste episódio os times têm a mesma quantidade de participantes.
Nesta fase do programa que é chamada de “Na Pressão”, são realizadas duas provas, uma em grupo, que garante a imunidade, e outra individual, que é eliminatória.
A primeira prova já começou com dois ingredientes obrigatórios: Palmito Pupunha e Sardinha. Um dos dois deveria compor um dos três pratos apresentados por cada time.
O time do Rafa trabalhou bem em grupo e apresentou três pratos muito elogiados pelos chefs Claude Troigros e João Batista. Os outros dois menus tiveram críticas, que aparentemente poderiam ter sido resolvidos na montagem e apresentação dos pratos.
Dessa forma, não teve nem emoção, quando o Claude anunciou que o menu do time do Rafa Costa e Silva foi o vencedor.
Para harmonizar com #sardinha, que é um peixe mais salgado, nossa sugestão é uma India Pale Ale, bem clássica, inglesa, com bastante lúpulo. O palmito é um ingrediente leve, que pode ser acompanhado de uma #cerveja do estilo #Witbier #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 4, 2021
Cadu estava imune (porque venceu a prova eliminatória na semana passada) e não participou da prova individual. Kátia escolheu o Pedro Franco para ser salvo, enquanto Leo salvou a Bruna Martins da eliminação.
Na segunda prova, o ingrediente obrigatório era o frango orgânico, que poderia ser usado com qualquer parte em um prato. O participante Léo Modesto se cortou e perdeu mais de 20 minutos no atendimento médico. Ele precisou de muita criatividade e ritmo para se recuperar e conseguir apresentar um prato para os jurados. Mas no finalzinho ele se atrapalhou com o tempo e não conseguiu colocar os pedaços do frango em todos os pratos.
Na decisão isso certamente pesou para os jurados. A vitória foi dada para a Carol Francelino, do time do Léo Paixão. Ela fez um prato bem simples, um frango empanado com maionese de pequi.
O Frango Empanado com maionese de pequi pede uma cerveja do estilo American Pale Ale, que vai unir a parte cítrica do lúpulo com o pequi e o malte com o empanado do frango. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 4, 2021
E como previsto, quem deixou o programa hoje foi Leo Modesto, do time da Kátia, que não conseguiu concluir a prova.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.