O sabor da Bahia tomou conta do estúdio do Mestre do Sabor, nessa quinta-feira. E a pimenta baiana também ajudou a elevar os ânimos entre os jurados. Teve treta na hora da eliminação, que não foi unânime. Veja o resumo do que aconteceu no 4º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 27/05/2021
Nesta fase do programa, são realizadas duas provas, uma em grupo, que garante a imunidade, e outra individual, que é eliminatória.
O tema da prova de equipes é a Bahia, o que agradou muito os dois participantes baianos, Cadu Moura e Matheus Almeida. Os participantes prepararam um menu completo inspirado na comida baiana.
Kátia Barbosa deu a real para o time dela, destacando o fato de que eles não estavam trabalhando bem em equipe. Léo segue dando mais do que dicas – muitas vezes mudando até a forma de empratamento. E Rafa Costa e Silva segue na linha dura com seu time.
Os pratos estavam lindos. Acho que a cozinha da Bahia, com ingredientes bonitos e coloridos, inspirou bastante os pratos que os participantes fizeram. Mesmo assim, todos os times receberam críticas dos chefs Claude e Batista. Mas a vitória foi do time da Kátia Barbosa, que é reconhecida pelo trabalho com a comida regional. Foi bem legal e emocionante ver a chef falando tão bonito sobre a comida brasileira. Com isso, o time vermelho ganhou a imunidade e ficou livre para a próxima prova.
Para harmonizar com a entrada do time da #katiabarbosa, nossa sugestão é uma cerveja Pale Ale. A tradicional inglesa vai equilibrar a pimenta e o salgado, com o sabor mais maltado da #cerveja. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 28, 2021
No prato principal, nossa #cerveja preferida para acompanhar pratos com camarão: uma American Wheat, de perfil ácido e de aroma mais cítrico, para acompanhar o arroz e o vinagrete. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 28, 2021
E a sobremesa com amendoim pede uma #cerveja belga, do estilo Tripel. Com essa dica, a gente fecha o menu do time da Kátia Barbosa, que garantiu a imunidade para o próximo episódio #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 28, 2021
Rafa Costa e Silva imunizou o Rodrigo Guimarães, que fez o prato de entrada. No time dele já tinha o Danilo, que venceu a prova de eliminação na semana passada.Léo escolheu a Carol Francelino, que participou da sobremesa, para salvar da prova de eliminação.
Na segunda prova, os participantes devem fazer um nhoque, usando um dos ingredientes obrigatórios: Batata-doce, Inhame, Mandioquinha ou Abóbora. Cada um escolheu uma mesa de trabalho e, debaixo do prato, estava o ingrediente obrigatório.
Na hora da decisão, os chefs discutiram bastante. Léo e Rafa não concordaram com os critérios da prova e cada um votou em uma pessoa para eliminar, deixando a decisão para a Kátia. Cadu Moura, do time do Léo Paixão venceu com um nhoque com toques orientais. Ele preparou um nhoque de mandioquinha com dashi de pimenta-de-cheiro, vinagrete de maçã-verde e palha de mandioquinha.
O nhoque de mandioquinha com dashi é rico em sabores e difícil de harmonizar com cerveja. Mesmo sem provar o prato, nossa sugestão é uma cerveja do estilo American Pale Ale, que não vai brigar com o sabor forte do Sashi, complementando com o malte. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 28, 2021
Quem saiu, não foi por unanimidade. Rafa Ramos, que também é do time do Léo, foi eliminado. Ele preparou um nhoque com uma massa diferente, que não agradou os jurados.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.