O episódio de hoje foi exibido fora do dia normal por causa da transmissão do futebol, na quinta-feira. E teve participação especial de um ex-jurado muito querido: José Avillez. O português, que precisou sair do programa no ano passado, por causa da pandemia, voltou com um desafio para os três times. Veja o resumo do que aconteceu no 3º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 19/05/2021 – excepcionalmente uma quarta-feira.
Estamos no segundo programa da fase “Na pressão”. São duas provas, uma em grupo, que garante a imunidade, e outra individual, que é eliminatória.
O português José Avillez conversou com os participantes diretamente de Portugal e comentou sobre as semelhanças entre a cozinha brasileira e a portuguesa. Para o desafio da primeira prova, o chef escolheu o porco, o polvo e o bacalhau como ingredientes obrigatórios. Com esses ingredientes os participantes precisaram preparar um menu de três pratos, um com porco, um com polvo e um com bacalhau. Com o mercado aberto, as opções de receitas ficaram bem amplas.
Hoje o time do Rafa Costa e Silva pareceu mais entrosado e as duplas não tiveram tanta discussão como na semana passada. Rafa e Bruna se enrolaram um pouco no time do Leonardo Paixão. No time da Kátia, o destaque foi o porco com chocolate, tipo um bombom. Um prato arriscado e ousado!
Depois de provar tudo, os chefs Claude e Batista escolheram o menu preparado pelo time do Leonardo Paixão, que conquistou a imunidade. Os destaques foram a entrada, com o carpaccio de bacalhau e a sobremesa de bacon com banana.
O carpaccio de #bacalhau é um prato leve, que pede também uma cerveja leve, mais ácida, mas que seja aromática. Por isso a escolha aqui de #cerveja é uma American Wheat. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 20, 2021
O segundo prato, um arroz caldoso de polvo pede uma #cerveja mais amarga. Nossa sugestão é uma clássica Vienna Lager. Um estilo que tem malte e dulçor em equilíbrio. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 20, 2021
Por último, a sobremesa de banana com #bacon, representando o porco, é um prato difícil de harmonizar por causa da combinação agridoce. Mas a sugestão é uma #cerveja do estilo #Tripel, da escola belga. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 20, 2021
Hoje cada chef pode salvar apenas um participante de cada time. Rafa Costa e Silva salvou a Ana Carolina. Kátia Barbosa optou por salvar a Vitória Gasques. Bia Pimentel, também do time da Kátia, estava salva por ter vencido a prova eliminatória na semana passada.
No desafio da prova individual, os participantes tinham que criar um prato criativo com o ingrediente da Seara, o produto Levíssimo, um tipo de presunto feito com Lombo.
O melhor prato foi preparado pelo Danilo, do time do Rafa. Ele fez um consumê que tinha todo o sabor do ingrediente obrigatório, segundo os chefs. Assim Danilo ganhou a imunidade para o próximo episódio.
Vitória do Danilo que garantiu a imunidade para o próximo episódio. Uma #cerveja que pode harmonizar com o consumê de lombo é uma Bohemian Pilsen, levemente amarga com sabor marcante do malte #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 20, 2021
A eliminação foi Leninha Camargo, também do time do Rafa. Ela fez um prato que tinha muitos elementos e o ponto do lombo foi criticado pelos chefs, porque estava muito seco.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.