Enfim chegamos à semifinal. Em um episódio lindo e muito criativo, foram definidos os quatro finalistas dessa temporada de Mestre do Sabor. Nas provas bem disputadas, os participantes precisaram pensar muito para encontrar soluções saborosas e visualmente impactantes, já que os seis semifinalistas estavam no mesmo nível técnico. Veja no resumo do 11º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 15/07/2021.
Como é a dinâmica da semifinal? Os participantes enfrentam duas provas. Na primeira prova da semifinal, dois participantes são escolhidos para disputar a final, na semana que vem. Sobram 4 participantes que voltam para as bancadas na segunda prova da noite, fechando a definição dos finalistas, com mais dois escolhidos para disputar o grande prêmio de R$ 250 mil. E, assim, dois participantes são eliminados ao final desse episódio.
Cadu Moura, Carol Francelino, Danilo Takigawa, Pedro Barbosa, Rodrigo Guimarães e Vitória Gasques entraram na cozinha tensos com a prova das cores. O tema exigia que eles fizessem pratos que tivessem apenas uma cor: vermelho, amarelo ou verde. A decisão de quem ia cozinhar com qual cor foi por sorte. Cada participante escolheu uma bancada e isso definiu a cor de cada um.
Assim, Vitória e Carol ficaram com as caixas vermelhas. Cadu e Pedro, com as caixas amarelas e Danilo e Rodrigo com as caixas verdes. É uma prova bem difícil que exige além da criatividade, muita técnica para conseguir preparar um prato que seja visualmente atraente e saboroso.
Além dos ingredientes na caixa, eles puderam usar uma versão restrita do mercado, além do Kit Básico (todo na cor branca).
Uma curiosidade: dos times originais, Leo Paixão foi quem emplacou mais semifinalistas: Pedro Barbosa, Cadu Moura e Carol Francelino. Depois vem o Rafa Costa e Silva com Rodrigo Guimarães e Danilo Takigawa e por último, Kátia Barbosa com apenas um participante do time original: Vitória Gasques.
Na avaliação dos jurados, havia um consenso de três pratos melhores: o Gaspacho da Vitória, o purê de feijão branco do Danilo e o Tartare de Tomate do Cadu. Eles decidiram que iriam direto para a final Danilo Takigawa e Cadu Moura, representes originais dos times Rafa Costa e Silva e Léo Paixão, respectivamente.
O #tartare de #tomate é levemente adocicado e combina bem com uma #cerveja que lembra o champanhe, como as do estilo Bière Brut. #mestredosabor pic.twitter.com/cdu9q0U3pA
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) July 16, 2021
Já para acompanhar o creme de feijão, nossa sugestão é uma #cerveja de trigo, do estilo American Wheat. O lúpulo americano vai trazer um realce para os condimentos do prato. #mestredosabor pic.twitter.com/KXcRQoIKWK
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) July 16, 2021
Na prova de eliminação, os participantes deveriam usar um tipo diferente de corte suíno e usar, como ingrediente de destaque, no prato. Tudo em 60 minutos.
Os pratos ficaram muito lindos, acho que é a maior prova de que o nível dos competidores estava muito alto nessa semifinal. Todos receberam bons comentários dos jurados, que foram bem equilibrados nas opiniões.
Mas eram apenas duas vagas na final. Pedro Barbosa e Rodrigo Guimarães fizeram os melhores pratos e ficaram garantidos na final, com Danilo Takigawa e Cadu Moura, em uma final masculina, já que todas as mulheres foram eliminadas.
O copa lombo com acelga pede uma cerveja mais maltada. Nossa sugestão é uma Pale Ale bem inglesa, avermelhada e saborosa. #mestredosabor
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) July 16, 2021
Para harmonizar com a #barriga de porco com requeijão defumado, nossa sugestão é uma #cerveja que leva malte defumado, uma #Rauchbier. #mestredosabor
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) July 16, 2021
Na semana que vem tem a grande final. Os 4 participantes vão cozinhar ao vivo, na cozinha do Mestre do Sabor. Tá ansioso também? Nós estamos! Até a próxima quinta-feira!
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.