Hoje foram definidos os seis participantes que vão disputar a semifinal. Em duas provas os participantes tiveram que usar muita criatividade para conseguir passar para a próxima fase. Veja no resumo do 10º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 08/07/2021
A etapa de hoje é chamada de “Na Peneira” e tem duas provas. No primeiro desafio cada jurado escolhe um prato vencedor e, consequentemente, um participante, que vai direto para a semifinal. Sobram quatro participantes que vão disputar as outras três vagas da semifinal, eliminando um da competição.
O tema da primeira prova é um dos nossos preferidos: comida de boteco. Os participantes tiveram que preparar três petiscos de botequim para os jurados.
Vitória Gasques, Danilo Takigawa e Rodrigo Guimarães foram muito elogiados nos petiscos e foram direto para a semifinal. Os petiscos da Vitória estavam muito bonitos, deu vontade de comer vendo pela TV.
Comida de #Boteco pede sempre uma #cerveja mais leve, com drinkability, que você consegue beber mais, sem pesar no estômago. Estilos que costumam ir bem com essas comidas: Lager, Pilsen, Session Ipa, Pale Ale. Weiss e Witbier para #petiscos de peixe/frutos do mar #mestredosabor
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) July 9, 2021
Quem não ganhou, ficou para a segunda prova. Eles deveriam preparar um prato em miniatura, em 70 minutos, mas que tivesse muito sabor e detalhes.
Não sei o que você pensa, mas ao ver a prova, fiquei com a impressão que os participantes não entenderam a proposta. Eles fizeram versões com pouca comida, mas não fizeram miniaturas. O prato do Diogo, por exemplo, era uma massa de tamanho normal. Mas servida com pouca quantidade. Acredito que isso possa ter criado alguma dificuldade para os jurados, que precisaram de outros critérios para avaliar, já que, na prática, ninguém serviu uma miniatura, conceitualmente falando.
A discussão entre os jurados foi bem intensa. Não houve consenso. A eliminação acabou sendo decidida pelos detalhes e pelo trabalho que os participantes tiveram na hora de cozinhar. Assim, Diogo Sabião foi eliminado.
Em resumo, apesar de ter curtido bastante o programa de hoje senti que a cerveja não foi tão bem usada na prova. A cerveja e a gastronomia andam tão juntas. Ia ser muito legal se eles tivessem usado a cerveja como ingrediente na prova. Acredito até que o resultado seria melhor, com mais criatividade.
Agora a disputa está perto do final. Faltam dois episódios. Quem você acha que vai ganhar o título de Mestre do Sabor neste ano?
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.