Hoje foi a primeira vez que os times se enfrentaram diretamente. Nas panelas, ingredientes simples e muita criatividade marcaram as duas provas. Teve treta e até problema com uma panela de pressão. Veja o resumo do que aconteceu no 2º episódio da 3ª temporada de Mestre do Sabor, exibido em 13/05/2021.
A fase que começa hoje tem o nome de “Na Pressão”. São duas provas, uma em grupo e outra individual. Na primeira os participantes precisam preparar um menu de três pratos (podem ser duas entradas e um prato principal, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, por exemplo.) É bem variado e depende da inspiração e da estratégia de cada time.
Os chefs Claude Troigrois e João Batista ficam de fora e provam os pratos sem saber qual foi o time que preparou. Eles escolhem um menu vencedor e garantem a imunidade desse time. Os jurados que perderam também salvam dois participantes de cada time e os outros disputam uma prova individual.
Aí começa a segunda prova, a Batalha dos Cucas. Agora os jurados é que vão provar o prato e decidir quem é o vencedor e quem vai ser eliminado. A decisão é pelo prato apresentado, eles não sabem quem fez o que. O vencedor também ganha imunidade para a próxima semana e quem preparou o prato que não agradou é eliminado. Essa fase vai durar seis semanas.
Para começar, foi mostrada a história do chef João Diamante, que transforma a vida de moradores da favela a partir da gastronomia. Hoje o Menu Confiança precisava ter 1 entrada, 1 prato principal e 1 sobremesa. Tudo usando ingredientes básicos, que estão presentes no dia a dia dos brasileiros e que fazem parte do projeto do chef convidado, João Diamante. O mercado ficou fechado, ou seja, eles tiveram apenas um kit de ingredientes em comum.
Aqui foi legal ver a dinâmica dos times pela primeira vez. A jurada Kátia barbosa continua sendo a chef que menos interfere nas escolhas dos participantes, dando mais orientações do que tomando decisões. Rafa e Leo Paixão já fazem mais interferências decidindo produtos e separando entre os participantes quem vai fazer o que.
Dois comentários sobre essa prova: a treta entre Danilo e Leninha (eles são do time do Rafa) e a confusão com o aparelho queimado no time da Kátia. Isso tudo compromete bastante o resultado do trabalho de grupo. Como nessa etapa eles precisam da ajuda uns dos outros, qualquer mal entendido durante o processo pode elevar os ânimos e atrapalhar os resultados. É importante lembrar que essa disputa envolve tempo e a pressão dificulta bastante também os times.
Na avaliação dos chefs Claude e Batista, o prato principal do time do Léo não agradou muito. Eles consideraram a carne fora do ponto. No time da Kátia o sabor amargo do café usado na entrada também não agradou. Claude chegou a achar que o tostado do maçarico que estava causando o amargor, então devia estar com bastante gosto de queimado.
Venceu então o time do Rafa Costa e Silva, com um cardápio bem criativo e simples. A mistura de ovo, feijão e mandioca do prato principal, para mim, foi a mais interessante.
Para harmonizar com a entrada e o prato principal, uma boa #cerveja do estilo #Lager. Assim como os nossos ingredientes de hoje, a Lager é uma cerveja básica para quase todos os sabores! #MestredoSabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 14, 2021
Para a sobremesa vencedora, uma Farmhouse Ale, uma #cerveja que pode até incluir um pouco de #abacaxi na receita e que tem um pouco mais de álcool para quebrar um pouco da gordura e do açúcar. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 14, 2021
Os jurados puderam salvar dois participantes de cada time. Kátia salvou o Léo Modesto e o Matheus Almeida. Léo tirou Pedro Barbosa e Cadu Moura da prova de eliminação.
Quem ficou deveria fazer um Escondidinho em 50 minutos. Com o mercado todo aberto, eles tiveram à disposição uma infinidade de ingredientes para abusar da criatividade e garantir a vitória (e uma imunidade na semana que vem!).
#Escondidinho é um dos pratos que eu mais gosto, ainda mais nessa época de frio. Gosto do tradicional: carne moída, molho de tomate, coberto por aquele purê bem cremoso de batata e gratinado com queijo. Para acompanhar, uma #cerveja #Lager #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 14, 2021
Um problema com a panela de pressão fez com que a Ana não entregasse o prato completo. A carne ficou para trás e não chegou a ser provada pelos jurados.
O melhor prato foi o escondidinho de cogumelo e caju feito pela divertida Bia Pimentel. Com a criatividade ela garantiu mais duas semanas no programa, já que ganhou uma imunidade.
Esse #escondidinho de #caju pede uma cerveja bem cítrica e azedinha! Por isso nossa sugestão de #cerveja é uma Catharina Sour – claro, com caju! #mestredosabor. Parabéns para a Bia Pimentel pela criatividade!
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) May 14, 2021
Como já era esperado, quem deixou o programa foi a Ana Gabi, que estava no time da Kátia Barbosa e não conseguiu completar a prova. A mineira foi, então, a primeira eliminada dessa temporada de Mestre do Sabor.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 3ª temporada de Mestre do Sabor.