No 12º episódio do Mestre do Sabor, ingredientes brasileiros marcaram todos os pratos. Os participantes quiseram mesmo marcar toda a nossa brasilidade nos pratos. O menu ainda teve alguns desafios, como o sorteio dos ingredientes separados por cores. E claro, a gente harmonizou os pratos vencedores com estilos de cerveja.
Veja agora o resumo do 12º episódio de Mestre do Sabor, a grande final, exibido em 23 de julho de 2020!
O programa começou com uma mensagem do José Avillez, direto de Portugal e foi bem legal saber que ele está bem.
Claro que o Avillez também ia marcar presença na final do #MestredoSabor, né? Confere só 👇 pic.twitter.com/XDrkaIpJTC
— Mestre do Sabor (@mestredosabor) July 24, 2020
Ana, Dário, Júnior e Serginho disputaram o título de Mestre do Sabor (e o prêmio de R$250 mil!)
Na prova, os ingredientes foram separados em 4 cores: azul, laranja, verde e branco. Os brancos estavam liberados para todos. O uso de ingredientes marcados com outras cores dependia do resultado do sorteio para cada etapa. Um sistema que traz uma dificuldade extra aos participantes nessa fase final.
Eles tinham que preparar um menu completo: entrada, prato principal e sobremesa.
Para a entrada foi sorteada a cor laranja, então, os participantes tiveram 35 minutos para fazer uma entrada usando os ingredientes marcados com as cores branca e laranja.
Na avaliação dos jurados, os pratos estavam lindos e foram bem elogiados. Eles decidiram por unanimidade, o que, segundo eles é raro. A escolha foi pelo prato feito pelo Dário.
Na entrada, o vencedor foi o Dário. E a nossa sugestão é uma #cerveja do estilo Catharina Sour, que vai trazer uma acidez e um frutado, harmonizando com o prato de entrada. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 24, 2020
O vencedor ganhou 5 minutos extras para a próxima etapa, ou seja, Dário teve 55 minutos e os outros participantes tiveram 50 minutos. O prato principal teve como ingredientes, os produtos marcados com a cor azul.
Serginho teve três preparos descartado porque ele usou produtos que estavam marcado com as cores verde e laranja, que não estavam liberadas nessa etapa. Ana Zambelli também se confundiu e usou um queijo que não era da cor azul e também perdeu um dos preparos.
No geral, o nível caiu muito no prato principal e quase todos os participantes, com exceção do Dário, tiveram problemas e apresentaram, pratos sem inspiração.
Na segunda prova, parece que vai ser mais uma para o Dário. No prato principal, a #cerveja que combina é uma #Witbier, uma cerveja de trigo com especiarias, que vai acentuar os temperos suaves do peixe e do camarão. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 24, 2020
Para o preparo da sobremesa, a cor sorteada foi a laranja. Todos foram muito bem e fizeram valer a participação em um programa de alto nível gastronômico. Os pratos estavam lindos e pareciam muito saborosos.
Na decisão, os jurados acabaram escolhendo o menu feito pelo Dário, que foi o grande campeão, levando o prêmio de R$250 mil reais e o título de Mestre do Sabor.
A sobremesa do #Dário foi escolhida a melhor. Para harmonizar com o creme, uma #cerveja com mais álcool, mantendo a sequência do menu, no estilo Grand Cru. #mestredosabor. Parabéns @MChefDario pela #vitória e pelo título de Mestre do Sabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 24, 2020
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.