Começou mais uma etapa na disputa pelo título de Mestre do Sabor. É o “Na Peneira”, uma batalha individual. Agora, os seis participantes disputam as 5 vagas da semifinal. Em duas provas, eles precisaram de criatividade para preparar os pratos de hoje.
E claro, a gente tem dicas de estilos de cerveja que harmonizam com os pratos mostrados no programa.
Veja agora o resumo do 11º episódio de Mestre do Sabor, exibido em 09 de julho de 2020!
A etapa “Na Peneira” é a última antes da semifinal. Nesta fase, os participantes cozinham individualmente e os jurados escolhem, cada um, o melhor prato. Os três participantes foram direto para a semifinal. Os outros dois semifinalistas foram escolhidos depois de uma nova rodada, que eliminou um participante.
A primeira prova mostrou os cozinheiros bem nervosos, alguns se cortaram, outros tiveram problemas com os equipamentos. Mas no geral, os pratos foram bem criativos.
O objetivo era preparar um prato que usasse frango orgânico e frutos do mar. Uma prova que exigiu muita criatividade e talento dos cozinheiros, afinal, valia uma vaga direto na semifinal.
Na avaliação dos jurados, o prato do Serginho faltou um pouco para o ponto do arroz. No prato do Moacir, os jurados acharam que faltou algum elemento que marcasse o prato e trouxesse personalidade. Um dos jurados citou até a falta de sal. E o prato da Ana foi chamado de insosso pela Kátia Barbosa, além de estar muito bagunçado.
Entre os destaques positivos, o prato do Júnior foi muito elogiado pela técnica usada no arroz. O prato da Lydia foi chamado de “prato de cinema” pelo Rafael Costa e Silva. E o prato do Dário recebeu muitos elogios pelo ponto e sabor do arroz.
Foram escolhidos então, para a semifinal, Júnior, Lydia e Dário.
Os pratos de #frango com frutos do mar ficaram super equilibrados e pedem cervejas também equilibradas. Nossa sugestão é uma #cerveja do estilo Extra Special Bitter (#ESB), que vai acompanhar bem os pratos, sem roubar os sabores. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 10, 2020
Na última prova dessa etapa, cada bancada tinha ingredientes obrigatórios diferentes que deveriam ser usados pelos participantes.
Na mesa da Ana tinha o peixe pargo, café e carambola. Com o Serginho estavam a tilápia, a taioba e a jaca. E por último, na mesa do Moacir tinha atum, lentilha e kiwi. Todos tiveram 50 minutos para criar um prato.
As combinações foram bem complicadas, principalmente para quem ficou com o café como ingrediente, já que ele rouba a cena. O eliminado foi o Moacir, que errou o ponto da lentilha, que trouxe uma textura estranha para o prato, segundo os jurados.
Assim, Serginho e Ana garantiram as duas últimas vagas da semifinal.
O prato da Ana pede uma cerveja do estilo #Lager (se for com café, melhor ainda!). É uma cerveja leve, com baixo amargor e que vai ajudar a elevar os sabores do prato. #MestreDoSabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 10, 2020
Já o Aguachile de #taioba com tempurá de jaca e crudo de tilápia deve #harmonizar bem com uma #cerveja ácida, como a Berliner Weisse. O sabor ácido vai ressaltar o peixe e ajuda a limpar o paladar a cada mordida. #mestredosabor
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) July 10, 2020
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores da 2ª temporada de Mestre do Sabor.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
Trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!
Oi Marcos,
ficamos felizes em saber que você gostou! Continue visitando e conferindo nossas dicas e reportagens que vão levar a boa cerveja para tornar o seu dia-a-dia mais especial!