Toda semana, nós acompanhamos os pratos apresentados no programa, sugerindo um estilo de cerveja para harmonizar. Você participa com a gente, comentando o programa ao vivo, pelo Twitter @cervejaegastro e lendo, logo depois, o resumo do episódio aqui no site.
Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!
Veja agora os destaques do 10º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 23 de outubro de 2018:
Os participantes eliminados nos outros episódios voltaram à cozinha do Masterchef para disputar uma vaga. Na primeira prova, 2 entradas, 2 pratos e 2 sobremesas, numa prova de serviço para 30 pessoas, comandados pela chef e jurada Paola Carosella.
Thales assumiu a liderança e já enfrentou muitos problemas, principalmente com o preparo do polvo feito pela Simone, a lentidão do Paulo e com o sorvete da sobremesa que ele estava preparando.
Foram tantos problemas que os participantes que estavam no mezanino tiveram que descer para ajudar.
Todos foram avaliados durante a prova e os jurados escolheram 4 pessoas para a segunda prova. Marcela, Adriana, André e Thales conseguiram se destacar, em uma prova difícil e disputaram a vaga da repescagem.
Na segunda e última etapa, os participantes precisaram de muita criatividade e de estratégia. Cada um tinha que escolher 2 ingredientes para que, individualmente, eles pudessem fazer um prato, usando tudo que foi tirado do mercado.
Thales abusou da estratégia e já começou pegando açúcar como um dos ingredientes obrigatórios. Uma aposta ousada, considerando que os participantes não vão bem normalmente quando o assunto é doce. André trouxe os ingredientes para um prato salgado, ao trazer um filé mignon. E aí foi uma confusão só na escolha do que ia ser usado na cozinha.
Ao final, todos eles tiveram 1 hora para preparar o prato usando açúcar, tamarillo, amêndoa, filé mignon, arroz, creme de leite, tomilho e gengibre.
André não acertou o tempero do arroz e foi criticado pela falta de sabor do prato. Thales errou na montagem e na quantidade do doce, que foi considerado enjoativo pelos jurados e Marcela errou o ponto da carne e do arroz.
Quem conseguiu fazer um prato mais equilibrado foi Adriana, que garantiu a dólmã e está de volta ao programa.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.