Na oitava semana do programa, seguimos acompanhando os episódios, preparando resumos com dicas de harmonização com cervejas.
Os pratos apresentados são harmonizados apenas com as informações dos ingredientes e das falas dos jurados. E essa brincadeira a gente faz com você, comentando ao vivo, durante a exibição do Masterchef Brasil, no Twitter @cervejaegastro.
Veja agora os destaques do 8º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 09 de outubro de 2018:
A primeira prova foi de cortes do boi. André, vencedor do episódio passado, ganhou como vantagem, a oportunidade de escolher com quem ia trabalhar e como ia formar as outras equipes. Ele escolheu a Manoela e o Will, para o time vermelho; Daniel, Marcela e Heaven foram para o time amarelo; E Roberta, Rafael e Thales, para o time azul.
No primeiro round, 5 cortes de boi que deveriam ser cortados e identificados por cada trio. Eles tiveram problemas parecidos, mas no geral todos tiveram o mesmo resultado, dando empate na primeira etapa da prova.
No segundo round foi feito um sorteio para saber com qual corte eles cozinhariam. Assim, cada trio precisou preparar um churrasco de ancho, mal passado, servido com vinagrete e farofa.
A equipe vermelha acertou o ponto e a apresentação, e venceu o segundo round, conquistando o segundo ponto da prova.
No terceiro round, o pedaço do boi foi o Porterhouse, um corte diferente e difícil de fazer, já que tem um osso no meio. Para piorar, eles não puderam usar o termômetro para acertar o ponto. E ainda tiveram que servir a carne com crosta de ervas e temperos (o famoso rub), acompanhada de purê de batata, creme de espinafre e salada. Tudo isso em 30 minutos!
Venceu o time vermelho, que conseguiu acertar todos os pratos e ainda ousou na salada que tinha maxixe entre os ingredientes.
Os outros seis participantes foram para a prova de eliminação. Hoje eles tiveram que recriar um prato clássico francês: o cassoulet. O objetivo era usar a criatividade para resgatar os sabores tradicionais da culinária francesa.
Rafael e Daniel fizeram as releituras preferidas dos jurados, mas a escolha do vencedor foi pelo cassoulet reinventado pelo Rafael.
Heaven e Marcela foram as piores da noite. Heaven preparou um patê de miúdos e Marcela tentou fazer um cassoulet de frutos do mar. Como disseram os jurados, o prato da Marcela estava mais longe do sabor do clássico francês e por isso ela foi a eliminada da noite.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.