O último episódio é sempre muito tenso né? Difícil saber, de cara, quem vai vencer. Willian e Rafael, numa final muito polêmica, em que várias vezes foi contestado o direito deles de estarem ali. Principalmente levando em consideração o nível alto dos outros participantes.
Mas justiça seja feita. Eles estavam lá. Eles disputaram a final. E chegaram lá por mérito próprio.
A gente continua na nossa brincadeira semanal, de sugerir estilos de cerveja para os pratos vencedores. E claro que na final esse trabalho de sommelier vai ser especial.
Veja agora os destaques da grande final, o 17º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 11 de dezembro de 2018:
A entrada dos participantes é um momento muito emocionante. E a primeira coisa que eles receberam foram os elogios dos jurados (enquanto a edição mostrava o veneno dos competidores que já estavam eliminados). As famílias que acompanham a prova também é um momento muito bacana e emocionante do programa.
A prova é conhecida: eles tinham que fazer um menu degustação: 2 entrada, 2 prato principal e 2 sobremesa. Um cardápio completo que faça sentido e que deve ser apresentado do início ao fim. O tempo é curto, mas eles fizeram o melhor e apresentaram pratos belíssimos.
Willian chamou o cardápio dele de “Despertar”. Rafael escolheu o nome “Sem fronteiras”.
Na primeira etapa, as duas entradas. 1 hora para preparar tudo. Willian surpreendeu os jurados com o grande número de processos para o tempo curto. Rafael escolheu ingredientes finos, que exigem conhecimento para usar nos pratos.
Bons comentários dos jurados. E concordo sobre os pratos do @mcprorafael, eram previsíveis, mas que exigiam muita técnica. Além disso, ele já gastou trufa negra e caviar, ou seja, isso eleva muito a expectativa para os próximos pratos. #masterchefbr
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
Nos pratos do @MCProWillian1 os jurados fizeram bons elogios, principalmente pela surpresa causada pelos bons pratos. Foi ousado. #masterchefBR.
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
E o que pode harmonizar com tudo isso? Veja nossas sugestões. Você gostou ou tem outros estilos que podem combinar? Escreva nos comentários!
Para as entradas do @mcprorafael nossa sugestão é uma American Wheat. No caso do @MCProWillian1 uma American Pale Ale, também da escola americana. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
Nos pratos principais, Rafael se esqueceu de alguns ingredientes e ficou muito nervoso durante todo o processo. Willian cometeu alguns erros durante a prova mas conseguiu resolver todos os problemas que surgiram no caminho.
Willian serviu uma barriga de porco com arroz socarrat e sangue de tamarillo. O segundo prato foi um polvo ao romesco de tinta de lula com purê de batata-doce e crocante de batata-roxa.
O chef @MCProWillian1 continua consistente na inovação e na apresentação de pratos diferentes e bem feitos. Para harmonizar, nossa sugestão é uma ESB – Extra Special Bitter, que vai combinar tanto com o o porco, quanto com o polvo que veio levemente defumado. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
Rafael começou com uma lasanha aberta de cavaquinha com abobrinha e emulsão de tucupi. A massa estava linda, com flores no meio da massa. O segundo prato foi um pato laqueado com mel, com molho de cenoura e cevadinha.
Os pratos principais do @mcprorafael também foram muito bem. Os jurados elogiaram bastante e nesta etapa parece haver um equilíbrio de notas. A cerveja que a gente sugere é uma Saison, uma cerveja bem aromática que vai realçar os sabores dos pratos. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
Por fim, a última prova. Em 1 hora e meia, os dois participantes tiveram que preparar duas sobremesas. Tempo curto para pratos tão delicados.
Rafael começou com um cremoso de chocolate branco com sorbet de maracujá. A ideia dele é limpar o paladar para a próxima sobremesa. A segunda sobremesa foi uma tangerina com espuma de mel de cacau com bolo de castanha do pará e mousseline de açafrão. Os dois pratos foram muito elogiados pelos jurados.
Boas sobremesas e bons elogios dos chefs. Para harmonizar com as sobremesas do @mcprorafael, nossa sugestão é uma cerveja da escola belga, uma #Tripel. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
Willian continua ousado, com a primeira sobremesa usando apenas limão, em um bolo, sorvete e chá de limão. Foi considerada uma boa surpresa, pois vendo o bolo eles não esperavam que fosse dar tão certo. O segundo prato era completamente inesperado: um kimchi (fermentado de acelga) com morangos e ruibarbo, acompanhado de creme de chocolate branco com água de rosas. Um prato de sabor agressivo e ousado, como o Willian foi em toda a temporada, para o certo e o errado.
Gente! Não sei nem o que harmonizar com essa sobremesa com kimchi do @MCProWillian1! Sério! Mas para harmonizar com o bolo de limão, uma Grand Cru, uma cerveja levemente ácida, mas com mais álcool. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 12 de dezembro de 2018
Enfim, depois de seis pratos belíssimos e muito equilibrados, os jurados decidiram que Rafael foi o vencedor.