Chegamos ao penúltimo episódio do Masterchef Brasil. Heaven, Willian ou Rafael? Quem está na final?
Nós vamos continuar com nossas sugestões de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores de cada episódio. Ao vivo, pelo nosso Twitter (@cervejaegastro), você comenta com a gente. E aqui, logo depois, confere o resumo do episódio.
Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!
Veja agora os destaques do 16º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 04 de dezembro de 2018:
A cebola foi o ingrediente escolhido para a primeira prova do episódio de hoje. Um ingrediente bem versátil, presente em praticamente todos os pratos.
Hoje a cebola deveria ser a protagonista (alô Outback? Saudades hein!) e tinha que ser apresentada em 3 texturas. Tudo preparado em 1 hora e 15 minutos.
Willian foi criticado pela forma como construiu o prato. Os jurados acharam que não tinha muito sentido, apesar de estar saboroso e de ter cumprido a prova, que era de cebola.
Rafael fez um flan de cebola. O prato estava muito bonito e recebeu bons elogios dos jurados. A maior crítica foi em relação ao gosto de ovo. Ele tinha se esquecido de acrescentar conhaque na receita e só percebeu isso depois.
Heaven trouxe uma trilogia de cebolas. Teve elogios e críticas. E o sabor foi muito elogiado pelos jurados, o que deixou Rafael bem nervoso, já que ele não acreditou no prato feito pela Heaven.
Depois de muita conversa, os jurados decidiram que o Rafael ia ser o primeiro a disputar a final.
Para harmonizar com o prato de cebola do @mcprorafael a nossa sugestão é uma cerveja do estilo #Farmhouse Ale. A cerveja tem sabor marcante de condimentos, o que ajuda muito com o realce da cebola. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 5 de dezembro de 2018
Na prova de eliminação, um prato muito difícil de fazer: a sela de cordeiro recheada. Um prato de festa, que exigiu muita técnica, principalmente para tirar o osso que fica no meio da peça.
Eles tinham que servir a sela recheada, um molho e uma guarnição, em 2 horas de prova. O vencedor ou vencedora garantiu a última vaga da final.
O jurado Henrique Fogaça teve um problema de saúde (cálculo renal) e não participou desta etapa. No lugar foi chamado o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó.
Willian teve problemas com a carne, que abriu no forno. Mas ele conseguiu se recuperar e, com Heaven, fez uma apresentação com qualidades e defeitos.
De forma unânime, os jurados decidiram que Willian deveria disputar a final do Masterchef Profissionais com o Rafael, que já estava classificado.
Parabéns ao @mcprowillian1 pela segunda vaga na final do #MasterchefBR. E para harmonizar com a sela de cordeiro recheada, uma #cerveja do estilo Imperial Red Ale, mais alcoólica e com sabor de malte levemente adocicado.
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 5 de dezembro de 2018
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.