Agora são 4 participantes. Heaven, Willian, Rafa e Manoela disputaram as vagas da semifinal no programa de hoje. Foram duas provas bem difíceis, complexas, que exigiram muito dos participantes.
É natural em um programa deste tipo que a dificuldade aumente com o passar das semanas. E como estamos chegando ao final desta temporada, a complexidade também está acompanhando cada episódio. E a final está muito, muito perto.
Mas enquanto esse dia não chega, vamos continuar com nossas sugestões de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores de cada episódio. Ao vivo, pelo nosso Twitter (@cervejaegastro), você comenta com a gente. E aqui, logo depois, confere o resumo do episódio.
Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!
Veja agora os destaques do 15º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 27 de novembro de 2018:
Os quatro participantes que ainda estão na disputa assumiram a cozinha do restaurante “Le Bife”, do chef Erick Jacquin. Eles conheceram os pratos criados pelo famoso chef francês e tiveram que repetir os pratos, servindo 30 convidados, entre franceses e conhecedores da gastronomia francesa.
Os pratos eram bem complexos e exigiram muitas técnicas, afinal, são anos de experiência do chef Jacquin resumidos em dois cardápios.
Como toda prova em grupo na história do Masterchef, os participantes passaram muitos apertos. Ainda mais neste grupo, em que os 4 finalistas não têm relação de amizade entre eles. E olha que foi bonito ver Heaven e Manoela trabalhando juntas, uma pedindo ajuda para a outra, sem qualquer intenção de puxar o tapete da outra. É assim que se joga!
Nas entradas todos se deram bem. Apenas a entrada da vieira com caviar teve algumas críticas em relação à apresentação das folhas, que estavam sem cuidado no prato.
Na segunda entrada, também deu tudo certo. Na panacota de pepino com caviar Paola achou que tinha um pouco de sal em excesso. Já o raviolli estava com um toque de álcool a mais, deixando levemente adocicado, mas que combinou, segundo os jurados.
Na carne e no peixe também resultado exemplar. Todos elogiaram, inclusive o chef Jacquin, que gostou do molho e do ponto da carne feitos pelo Rafa.
Mas no doce, o mil folhas premiado ficou horrível, com a aparência toda diferente. O chef Jacquin ficou bem irritado com o resultado, que foi de cortar o coração, quando a gente viu a Heaven tentando salvar a sobremesa. Mas ele optou por deixar de servir o mil folhas, deixando apenas a mousse como sobremesa.
A primeira vaga da semifinal ficou com o Rafael, pela decisão dos jurados. Eles consideraram que ele foi responsável pela maior parte dos processos que deram mais certo.
A dica de cerveja para comemorar a ida do @mcprorafael para a semifinal, é uma cerveja do estilo Bière Brut, uma cerveja que parece champanhe. Já provou? É bem carbonatada, com sabor levemente ácido e que combina muito com a panacota de pepino com caviar. #masterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 28 de novembro de 2018
No estúdio, a prova de eliminação era para que eles criassem um prato inspirado em uma das receitas do livro de pratos internacionais do Masterchef. Curiosamente, Willian e Manoela abriram o livro na mesma página e tiveram a mesma inspiração: a bandeja paija. Heaven conseguiu a página de um prato indiano, com curry.
Durante a prova, Manoela se atrapalhou toda, mas conseguiu entregar o prato, com várias críticas dos jurados. Willian teve muitos problemas com o arroz, que não chegava no ponto certo, mas recebeu bons elogios dos jurados pelo sabor. Heaven também teve muitos elogios e algumas críticas. No geral, pelos comentários dos jurados, tudo indicava a saída da Manoela.
Willian teve o melhor prato e garantiu a segunda vaga da semifinal.
Esse prato feito pelo @MCProWillian1 combina muito bem com uma American Pale Ale, bem vermelha, bem lupulada e bem cítrica, para ajudar com o sabor do porco, tão elogiado pelos jurados. Assim ele conquistou a 2ª vaga da semifinal do #masterchefbr
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 28 de novembro de 2018
A última vaga ficou entre Heaven e Manoela. Os jurados acabaram escolhendo a Manoela para sair porque o prato dela não tinha muito rumo (no geral mesmo, em relação à gastronomia que ela apresentou em todo o programa), como foi destacado pelos jurados, em comparação com o cuidado técnico do prato da Heaven.
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.