O jogo do Masterchef Profissionais está se encaminhando para o final. O episódio de hoje começou com 5 participantes. E depois de duas provas dificílimas, bem técnicas, eles perderam mais um participante, ou seja, em 2 semanas o programa deve ser encerrado sem nenhum grande favorito do público. Isso significa que a vitória deste ano está sem favoritos! Quem será que vai ganhar?
Mas enquanto esse dia não chega, vamos continuar com nossas sugestões de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores de cada episódio. Ao vivo, pelo nosso Twitter (@cervejaegastro), você comenta com a gente. E aqui, logo depois, confere o resumo do episódio.
Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!
Veja agora os destaques do 14º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 20 de novembro de 2018:
A prova de hoje foi a do bolo espelhado. É uma obra de arte, super lisinha, brilhante e muito difícil de fazer – já que envolve muita técnica por fora e uma quantidade enorme de processos por dentro. Em 3 horas, eles tinham que entregar o bolo com todas as camadas e muito bem feito.
Acho que o tempo longo da prova fez com que eles se perdessem em conversas. Rafael passou boa parte discutindo a falta da glucose. É que houve uma confusão no mercadinho, sendo que havia um pote para cada, mas Heaven se confundiu e acabou pegando mais de um, como eles fizeram em vários outros episódios. Quando ela viu o erro, corrigiu e distribuiu os potinhos. Mas Rafael toda hora se lembrava disso, meio que tirando a concentração dos outros participantes.
No resultado, todos receberam elogios semelhantes, com exceção de Willian, que venceu a prova. Ele foi escolhido o melhor porque era o que tinha o sabor mais leve. Os outros exageraram na gordura e as massas ficaram mais pesadas. Já Daniel foi o pior e perdeu quinze minutos, como penalidade na próxima prova.
Cerveja harmoniza sim com sobremesa. E a dica de estilo que combina com o bolo espelhado feito pelo @MCProWillian1 é uma Imperial Stout. A cerveja escura vai ajudar a realçar o amendoim e a gordura do bolo vai ser amenizada com o álcool da cerveja. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 21 de novembro de 2018
Na prova de eliminação, a criatividade foi o foco. Uma enorme caixa misteriosa cheia de ingredientes brasileiros como café, barriga de porto, cumaru, castanhas, queijos, tucupi, pancs, ou seja, muita coisa bem brasileira e bem regional. Tudo foi escolhido pelo chef Alex Atala, dono do primeiro restaurante brasileiro com 2 estrelas Michelin.
Eles foram desafiados a fazer algum prato que não fosse doce, mas que harmonizasse com café! Coube ao Willian decidir qual café cada participante iria trabalhar. Ele escolheu o café do Sul de Minas para Heaven, o café do Cerrado Mineiro para Manoela, o café Mogiana Paulista para Daniel e o café Orgânico para Rafael.
#Cerveja e #Café combinam de duas formas. Na #Stout, por exemplo, o aroma e sabor de café são do malte, que é torrado até atingir um ponto específico. Mas o café também pode ser acrescentado na receita da cerveja, como nas #Lagers com café. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 21 de novembro de 2018
Os participantes foram criativos. Muitos usaram carne de porco e incluíram o café no prato. Manoela não fez isso e apostou tudo na harmonização de uma espécie de cozido, sem café. Daniel teve problemas com o prato e foi muito criticado pela escolha da carne e pela dureza da castanha de baru que ele usou. E Rafael exagerou nos ingredientes.
Na hora da decisão, Alex Atala gostou da broinha da Manoela mas acabou escolhendo o prato da Heaven, que venceu a prova de hoje com uma barriga de porco ao demi-glace de café com purê de cebolas e farofa de castanhas. Daniel foi o pior da semana e o eliminado deste 14º episódio.
Parabéns @heaven_delhaye! A nossa sugestão de cerveja para harmonizar é uma britânica: ESB – Extra Special Bitter. O amargo da cerveja combina com o amargo do café da tosta da barriga de porto e o sabor do malte equilibra o purê. #MasterChefBR @MCProHeaven1
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) 21 de novembro de 2018
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.