Uma prova de técnica e de velocidade, inspirada no Stock Car. E na eliminação, um prato tipicamente brasileiro: o cuscuz. Tudo isso harmonizado com dicas de 3 estilos de cerveja que combinam com os pratos vencedores de hoje.
Todas as terças, a gente vai comentar sobre o episódio da semana na nossa conta do Twitter, ao vivo, com dicas de cerveja que combinam com os pratos vencedores. E logo depois você pode conferir o resumão do episódio aqui no site.
Veja os destaques do 9º episódio da 8ª temporada de Masterchef Brasil, exibido nesta terça-feira, dia 31 de agosto de 2021.
Uma prova técnica marcou o início deste episódio. Para os cozinheiros amadores, fazer os cortes de forma correta e sem perder tempo, preparar molhos básicos, limpar peixes e fazer dobraduras de massas são desafiadores! Ainda mais com todo mundo dividido em grupos.
Para deixar tudo ainda mais divertido, a Stock Car invadiu a cozinha do Masterchef: Nelsinho Piquet e Cacá Bueno viraram comentaristas por uma noite.
Luiz, como vencedor da última prova, foi um dos três capitães e ganhou uma vantagem: ele escolheu a Isabella e a Kelyn como líderes dos outros dois times.
O primeiro round foi de cortes. Helena, André e Renato foram os escolhidos de cada time. Helena foi tranquila, no melhor estilo, “com ritmo e sempre” e conseguiu fazer os cortes de forma perfeita, garantindo os pontos para o time vermelho.
Luiz, Isabella e José Sérgio foram os próximos, na prova do molho holandês (ou molho hollandaise). Esse é um molho quente bem difícil de emulsionar. José Sérgio e Luiz quase empataram, com uma frente do José Sérgio, que acertou o molho e garantiu os pontos dessa rodada para o time azul.
No terceiro round, o tema era a desossa. Pedro, Márcio e Amanda tiveram que desossar 3 coxas de frango. Mesmo com algumas ressalvas, Pedro terminou antes e conquistou a segunda vitória para o time vermelho.
Para disputar o penúltimo round, foram escolhidos Raquel, Eduardo e Daphne. Eles tiveram que fazer modelagem de massas, preparando 10 capelettis recheados. Daphner foi bem ligeira e ganhou o segundo ponto para o time azul, empatando a prova em número de vitórias.
Na última prova, os participantes tiveram que filetar um peixe. Heitor, Ana e Kelyn disputaram quem tiraria dois filés de forma mais rápida e perfeita. Heitor foi o mais ágil e garantiu o terceiro round para o time vermelho.
Cada etapa tinha uma pontuação diferente. Mas a vitória foi do time vermelho que subiu todo para o mezanino.
Na prova da eliminação, a jurada Helena Rizzo trouxe uma mesa com vários tipos de farinha e ensinou todo o preparo e as técnicas do cuscuz, um tradicional prato brasileiro. Os participantes tiveram que preparar uma receita criativa, inspirados na aula da chef Helena Rizzo.
Harmonizar #cerveja com #cuscuz, temos alguns estilos que combinam bem! Pode ser uma Pale Ale, uma cerveja de #trigo como a Weiss ou até mesmo uma Pilsen, se for um cuscuz com camarão, por exemplo. #masterchefbr
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) September 1, 2021
No geral, os pratos ficaram bonitos e receberam bons elogios dos chefs, em sua maioria.
Ana Paula, Renato e Márcio foram os melhores cozinheiros da noite, mas a vitória, segundo os jurados, foi para o Márcio.
André, José Sérgio e Amanda ficaram na berlinda, com os piores pratos da noite. O mezanino optou por salvar o José Sérgio e os jurados escolheram a Amanda, eliminando o André nesta noite.