O episódio que começou com os 8 melhores cozinheiros amadores desta temporada terminou com mais um eliminado. Duas provas bem complexas – uma em grupo e outra individual – mexeram bastante com o emocional dos participantes. E claro que tem dica de estilos de cerveja para harmonizar. Quem será que não harmonizou com as provas e foi eliminado?
Veja os destaques do 19º episódio da 8ª temporada de Masterchef Brasil, exibido na terça-feira, dia 09 de novembro de 2021.
Todas as terças, a gente vai comentar sobre o episódio da semana na nossa conta do Twitter, ao vivo, com dicas de cerveja que combinam com os pratos vencedores. E logo depois você pode conferir o resumão do episódio aqui no site.
A primeira prova deste episódio foi em uma externa, num dos hotéis mais chiques de São Paulo: o Sheraton. Pela primeira vez os participantes amadores puderam preparar as receitas em uma cozinha profissional. Além disso, este é o episódio em que eles receberam as dólmãs, aquela roupa de chef de cozinha mesmo!
É sempre um momento bem marcante, principalmente no Masterchef, que tem como participantes cozinheiros amadores. Funciona como um reconhecimento, agora que eles são os 8 melhores cozinheiros amadores desta temporada.
Dito isso, vamos à prova. Tiago, que venceu a última prova, é o capitão de todos. Ele vai garantir que o grupo prepare um uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para o maestro João Carlos Amaral e a cantora Maria Rita.
Na divisão ele decide dividir a entrada com a Isabella. Helena, Luiz e Heitor ficam com o prato principal. E Eduardo, Daphne e Kelyn ficam com a sobremesa. Comentando sobre as escolhas do capitão, apenas na sobremesa ele deveria ter mexido, talvez trocando Heitor com Daphne, para ter alguém mais “mão na massa” também na sobremesa.
O preparo foi bem diferente – principalmente em relação à chama do fogão. Eles estavam acostumados ao fogão de indução, do estúdio, e alguns processos precisaram ser refeitos porque a chama era bem forte!
Na hora de avaliar o cardápio, no geral, os pratos receberam elogios. A entrada foi criticada apenas pela falta de clareza do caldo, que estava turvo, e do excesso de sal (provavelmente do uso do presunto de parma).
No prato principal houve discordância entre os jurados e os convidados, com muitos elogios para o prato vindos dos convidados especiais.
Por último, a sobremesa teve problemas no suspiro que foi apresentado fora do ponto. O chef Jacquin até chamou de chiclete de clara em neve!
Como a avaliação desta vez era individual, os chefs decidiram salvar duas pessoas: Isabella, pela postura na cozinha e Helena, pela atenção e preocupação ao tempo
Entre as cervejas, temos as seguintes sugestões: para a entrada, de vieiras com caldo de parma, a sugestão é uma Pale Ale ou uma Extra Special Bitter, só para quebrar o sal do caldo e ajudar a equilibrar os sabores da vieira e do parma. Para a lagosta com sopa de moqueca, já pede aqui uma cerveja mais forte, mas que ainda consiga manter a suavidade do sabor da lagosta. Por isso, a sugestão aqui é uma Grand Cru, cerveja de trigo com maior potência no álcool. Por último, na sobremesa, o bolo de coco com acidez pode combinar bem com uma Imperial Stout. O desafio aqui é o sorvete de maracujá, bem ácido, que pode ser um problema na hora de harmonizar com a cerveja.
Na prova de eliminação os participantes tiveram que fazer dois pratos usando um salmão inteiro! Um prato com salmão cru e outro com o ingrediente cozido.
Heitor, Luiz, Tiago, Daphne, Eduardo e Kelyn precisaram de muita técnica e paciência para tirar os filés do salmão. É um peixe bem difícil para cortar. O único que se saiu bem nessa parte foi Heitor, que preparou belos filés rapidamente. Todos os outros tiveram problemas com o corte.
No final, depois dos comentários dos jurados, fiquei com a impressão que eles aprovaram o prato que estava “melhorzinho”. Ou então as críticas não foram tão sérias assim… porque tudo tinha problemas… não entendi, confesso, mas a decisão deles foi por salvar a Daphne, por ter feito o melhor prato da noite. Eduardo também ficou na categoria intermediária e também foi salvo.
Na escolha pelo eliminado, os jurados consideraram o prato do Luiz mais enjoativo e mais difícil de comer, mesmo com os erros dos outros. Por isso ele foi o eliminado desta semana.
Agora são 7 participantes na disputa pelo título de Masterchef!