No episódio de hoje do Masterchef Brasil, os participantes enfrentaram duas provas bem difíceis. A primeira exigiu bastante criatividade, com o uso de ingredientes em duas geladeiras especiais: a dos produtos arriscados e a dos seguros.
Na prova de eliminação, os participantes tiveram que fazer versões vegetarianas de pratos clássicos: Cassoulet, Boeuf Bourguignon e Paella.
Veja os destaques do 11º episódio da 8ª temporada de Masterchef Brasil, exibido nesta terça-feira, dia 14 de setembro de 2021.
Todas as terças, a gente vai comentar sobre o episódio da semana na nossa conta do Twitter, ao vivo, com dicas de cerveja que combinam com os pratos vencedores. E logo depois você pode conferir o resumão do episódio aqui no site.
O programa começou com duas geladeiras: uma com ingredientes seguros e uma segunda com ingredientes arriscados. Cada participante escolheu, com um ímã de geladeira, qual geladeira queria fazer a primeira prova. Kelyn, como venceu a prova anterior, poderia mudar de geladeira ou alterar a de outros participantes. Ela decidiu trocar de geladeira o Eduardo com a Helena e o Heitor com o Luiz.
O desafio era criar um prato criativo usando apenas os ingredientes de cada geladeira. Para essa prova eles tiveram uma hora.
Durante o preparo, houve uma questão entre a jurada Helena Rizzo e o participante José Sérgio. Ele quis mostrar bonito e preparar um menu completo, fazendo dois pratos. Mas a chef não gostou da ideia e alertou o participante.
Isabella foi a primeira a ser chamada. O prato dela estava bem feito, nos pontos certos, e agradou com o molho de chocolate no prato salgado.
Eduardo foi o segundo. Ele recebeu críticas sobre o prato, que estava um pouco seco. Foi chamado até de sem graça pela Helena Rizzo.
Luiz levou um Wellington desconstruído. O prato estava bonito, a carne estava no ponto e os sabores estavam certos, levando o participante para os destaques positivos.
O próximo participante foi o Heitor. Ele levou um prato bem diferente, com elementos diferentes, o que chamou a atenção dos jurados e garantiu entre os destaques positivos dessa primeira prova.
Em seguida Raquel foi chamada até os jurados. O prato tinha alguns defeitos, como a falta de purê e o ponto da carne de porco. Mas no geral foi bem.
Daphne levou um prato que parecia um tronco de árvore. No sabor, segundo os jurados, a sobremesa não estava bacana e ela foi bastante criticado pelo prato.
Por último, Helena também não agradou e teve críticas sobre a escolha do prato e do preparo que ela fez.
Heitor, que fez um prato com carne de porco, goiabada e vinagrete de feijão fradinho, conquistou os jurados e foi eleito o melhor cozinheiro da primeira prova.
Para harmonizar com o Porco com Goiabada e vinagrete de Feijão Fradinho, feito pelo Heitor, nossa sugestão é uma cerveja do estilo Amber Lager ou uma Red Ale. As duas são menos amargas e vão ressaltar o tostado da carne. #masterchefBR #cerveja #porco pic.twitter.com/dLaV1dXjzj
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) September 15, 2021
Na prova de eliminação, a presença da convidada Bela Gil marcou o tema do desafio. Os participantes tiveram que recriar pratos que levam carne originalmente, em versões vegetarianas. Ou seja, as receitas de Cassoulet, Boeuf Bourguignon e Paella tinham que ser refeitas sem carne.
Quase todos os participantes foram bem. A exceção foi Amanda, que errou os temperos.
Preparem o caderninho! Olha as dicas de 3 cervejas para 3 pratos clássicos!
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) September 15, 2021
Paella – Blond Ale ou Pilsen
Cassoulet – Dubbel
Boeuf Bourguignon – American Brown Ale#masterchefbr #cerveja #cervejaegastronomia
Dois participantes foram considerados os melhores: Daphne e Kelyn. Mas a vitória foi da Kelyn, com um Boeuf Bourguignon de Cogumelos com Purê de Batatas.
Com o prato da Kelyn, nossa dica, além da American Brown Ale é uma Pale Ale. Uma #cerveja avermelhada, com sabor equilibrado de malte e lúpulo, vai acompanhar bem os cogumelos. #masterchefbr
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) September 15, 2021
Entre os piores, os jurados escolheram Amanda, Helena e Pedro para a eliminação. Helena foi salva pelo mezanino, ficando Amanda e Pedro. Assim, como Amanda cometeu uma falha nos temperos, o que acabou tirando o foco do tema da prova, ela acabou sendo eliminada no programa de hoje.