Na primeira prova desta terça-feira, um amigo oculto bem divertido, em que foi possível roubar o presente do coleguinha. O desafio das carnes exóticas terminou com 4 participantes salvos da eliminação. E na última prova, os participantes tiveram que reinventar receitas afetivas, enviadas pelos telespectadores do Masterchef Brasil.
Todas as terças, a gente vai comentar sobre o episódio da semana na nossa conta do Twitter, ao vivo, com dicas de cerveja que combinam com os pratos vencedores. E logo depois você pode conferir o resumão do episódio aqui no site.
Veja os destaques do 10º episódio da 8ª temporada de Masterchef Brasil, exibido nesta terça-feira, dia 7 de setembro de 2021.
O programa de hoje começou com a brincadeira do amigo secreto ladrão. Várias caixas de presente estavam no cenário, cada uma com uma carne exótica. Nesse tipo de troca de presentes, quem não ficar satisfeito com o que ganhou, pode trocar o presente que ganhou com qualquer outro que já tenha sido aberto. Por isso a estratégia aqui era evitar ser um dos primeiros, já que o último tem a chance de escolher a carne que quiser.
Em cada caixa, uma carne exótica diferente: javali, avestruz, bode, siri mole, jacaré, búfalo, escargot, rã, marreco, para citar algumas. Márcio, que foi o vencedor da prova de eliminação na semana passada, ganhou uma vantagem: ele pode decidir quem seria o primeiro a escolher o presente.
Entre os participantes rolou um pânico. Quase nenhum conhecia as carnes exóticas da disputa e muitos cozinharam com esses ingredientes pela primeira vez. Depois de provarem as carnes, os jurados começaram a chamar os participantes que se destacaram, positiva e negativamente.
Luiz foi o primeiro a ser chamado. Ele fez um prato indiano com a galinha d’angola. Mas os jurados reclamaram da falta de sal e da apresentação do prato. Mas ele recebeu elogios pelo pão que ele preparou.
Em seguida foi a vez da codorna, preparada pela Raquel. Ela não foi bem, a proteína estava seca, branca, sem gosto.
Amanda foi a terceira participante a ser chamada. Ela preparou um coelho e ficou emocionada por ter recebido um elogio do chef Jacquin, principalmente depois de ter ficado entre os piores pratos nas últimas semanas.
Logo depois foi a vez do Javali, preparado pela Ana. O prato estava bem complexo, com muitas camadas de sabor e recebeu muitos elogiosos dos jurados.
Heitor ficou com a carne de avestruz e foi o quinto participante a ser chamado. Os jurados acharam o prato meio adocicado, faltando também um elemento ácido no prato. Ele foi criticado também por não ter explorado bem o ponto da carne.
Uma das carnes mais estranha, a centolla, foi a carne exótica preparada pela Helena. Ela aproveitou uma ideia dada pelo convidado, o comediante Rafael Cortez e foi muito elogiada. Eu fiquei com a impressão que ele fez uma brincadeira, mas acabou que, brincadeira ou não, a dica ajudou bastante a participante.
Por último Pedro trouxe o marreco. O prato agradou principalmente a jurada Helena Rizzo. Ela se lembrou da família, que tem descendência alemã, por causa da combinação de sabores que ele preparou.
Luiz, Heitor e Raquel ficaram entre os piores. Helena, Pedro, Amanda e Ana foram os melhores. Mas o participante que mais agradou os jurados foi a Ana Paula, que preparou o prato com Javali. Todos os 4 melhores foram direto para o mezanino e ficaram garantidos por mais uma semana no programa.
Harmonizar #carnes #exóticas com cervejas é uma oportunidade para conhecer estilos diferentes do dia a dia. No prato com #javali, nossa sugestão é uma #cerveja do estilo #Stout. #MasterChefBR
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) September 8, 2021
Por ter feito o melhor prato, Ana pode escolher um participante para salvar da prova de eliminação. Ela escolheu a Daphne e o Eduardo, deixando 7 pessoas na berlinda.
A prova de eliminação foi daquelas que trazem um quentinho no coração. Eles tiveram que preparar receitas afetivas, a partir das sugestões enviadas pelos fãs do Masterchef Brasil. É uma prova de reinvenção.
Com exceção da lasanha feita pelo Heitor, os pratos tiveram elogios e críticas em equilíbrio. Mas um prato se destacou e venceu essa prova. Por unanimidade, pelos comentários dos jurados, Kelyn foi eleita o melhor prato com a torta de limão. Ela, Raquel e Isabella foram para o mezanino. Luiz e Sérgio também subiram, como os participantes medianos da prova, deixando, Heitor, Márcio e Renato para a eliminação.
Torta de #limão é uma sobremesa clássica – inclusive para harmonizar com #cerveja. Nossa sugestão é uma boa cerveja de #trigo do estilo American Wheat. Se você gostar de acidez, pode comer com uma #Sour, bem ácida e refrescante, o que vai acentuar o doce do prato. #masterchefbr
— Cerveja & Gastronomia (@cervejaegastro) September 8, 2021
O mezanino decidiu salvar, o Heitor, que fez o pior prato de hoje, visualmente falando, deixando para a escolha dos jurados Márcio e Renato. Assim, Renato acabou sendo eliminado no 10º episódio do Masterchef Brasil.