Depois de uma repescagem emocionante, que trouxe Helton de volta ao programa, hoje as provas apresentaram desafios bem criativos. Veja o resumo do 13º episódio da 6ª temporada, exibido em 23 de junho de 2019.
A primeira prova foi a prova dos grãos. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo. E o Masterchef trouxe 7 grãos para os 11 participantes que ainda disputam o título. Helton, que voltou na semana passada, tinha a missão de distribuir os grãos de acordo com os participantes.
Claro que na divisão ele tentou atrapalhar seus inimigos. Mas por falta de conhecimento da dificuldade dos grãos, acabou escolhendo alguns muito fáceis (como a ervilha, por exemplo, que cozinha super rápido) para o Rodrigo. Juliana recebeu o grão mais difícil: a soja. Eles tiveram 1 hora e meia para preparar o prato – com uma diferença no mercado: eles não puderam usar nenhuma proteína.
Juliana não foi bem, com o grão-de-bico. Eduardo M. recebeu vários elogios com o prato de inspiração árabe com lentinha. Helton, que voltou da repescagem, trouxe uma entrada com feijão branco e recebeu muitas críticas. Ecatharine e Rodrigo fizeram pratos excelentes e receberam elogios efusivos dos jurados.
No geral, o feitiço virou contra o feiticeiro e Helton e Juliana foram considerados os piores pratos. Ecatharine, Eduardo M. e Rodrigo foram os melhores, mas os chefs escolheram a sutileza dos sabores feitos por Rodrigo para vencer desta vez.
Prova de #grãos! Que delícia. Eu já comi um caldo de feijão vegano, mas que tem o sabor do bacon, vindo da cerveja defumada. Olha que #harmonização incrível! No site tem dicas para criar opções com gosto de bacon, sem usar a carne! #MasterchefBR https://t.co/CyOQtq4JNy
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 24, 2019
Tinha novidades na prova de eliminação. O tema era lasanha. Mas desta vez a prova foi feita em duplas. Helton e Juliana ficaram juntos como dupla e se revezaram a cada dez minutos. As outras duplas foram Janaina e Lorena (a dupla que deu mais problema), Fernando e Weverton e Eduardo e Haila.
Em uma hora eles tinham que entregar uma lasanha com uma salada. Todas as duplas tiveram dificuldades mas é claro que houve brigas nas duplas de Juliana e Helton e Janaina e Lorena.
A lasanha de Helton/Juliana foi a melhor eles venceram a prova. Janaina e Lorena também subiram ao mezanino e ficaram salvos. Fernando e Weverton fizeram a pior lasanha e foram para a terceira parte da prova – um duelo!
Harmonizar cerveja com lasanha é uma delícia. Eu gosto de uma boa Pale Ale, ou uma Red Ale. Uma opção que valorize mais os temperos (principalmente as pimentas) é a American Pale Ale. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 24, 2019
Na #harmonização de #lasanha de frango combina muito bem com uma #cerveja do estilo Dunkel ou com uma Weiss, ambas de trigo. #MasterchefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 24, 2019
No duelo, Weverton e Fernando tiveram que fazer uma sobremesa clássica francesa: crepe suzette. Uma sobremesa que pode ser feita pelos garçons no salão.
Nenhum dos dois participantes conhecia a receita anteriormente, o que resultou em muita confusão entre o mezanino e a cozinha. Weverton usou baunilha na crepe, o que não é comum e Fernando escolheu um prato retangular e pequeno, o que deixou as crepes saindo para fora do prato.
Na hora de escolher, os jurados decidiram eliminar Weverton, que deixou o programa.
Uau! mais um duelo no #masterchefbr de hoje! e para harmonizar com a crepe suzette, uma #cerveja frutada como a Fruit Bier ou uma cerveja mais forte, estilo Bock. Vai bem também com uma American Wheat, por causa dos cítricos do lúpulo e da receita.
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 24, 2019
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.