Veja o resumo do 12º episódio da 6ª temporada, exibido em 16 de junho de 2019.
Essa foi a primeira prova de repescagem realizada fora da cozinha e também em grupo. Na primeira etapa, os 9 participantes eliminados foram divididos em trios para enfrentar o desafio da brasa. Eles tinham que dominar o fogo para preparar 3 proteínas no ponto. Tudo – incluindo os acompanhamentos – tinha que ser preparado na brasa.
A equipe mais fraca, inicialmente, foi a do Helton, Imaculada e Natália. A segunda equipe foi formada pelo Caubói Renan, Juliana F. e Rosana. A terceira, mais forte, tinha André, Marcus e Carlos – os mais acostumados com o churrasco.
Os grupos estão bem desiguais, inicialmente, no quesito "prática com o churrasco". Vamos ver como isso se desenvolve, até porque, no #MasterchefBR tudo pode acontecer!
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 16, 2019
Os chefs convidados apresentaram as proteínas. Começando pelos frutos do mar, depois as carnes de boi e o terceiro com as aves e porco. Cada trio tinha que preparar 3 pratos, incluindo uma proteína de cada tipo. O primeiro grupo tinha 45 minutos para entregar o prato. E depois a cada 10 minutos os outros grupos foram finalizando seus pratos.
Os três grupos tiveram problemas para entregar os pratos. Muitas equipes pensaram como se estivesse cozinhando no fogão e se esqueceram de valorizar a brasa nos preparos. No geral, a equipe vermelha me pareceu melhor no conjunto da obra. E como acontece no Masterchef, a equipe mais preparada (time azul) acabou entregando os piores pratos, na minha opinião.
Os jurados convidados escolheram o time vermelho para ir direto para a segunda parte da repescagem. Eles usaram cerveja em um dos pratos, que tinha cogumelos na brasa e galeto. Foi um bom uso da cerveja. Bons estilos para isso: Schwarzbier, Dunkel, Dark Lager e Stout.
Molho de #cerveja preta com os #cogumelos na brasa já é uma #harmonização bem conhecida. Acentua o "umami" dos cogumelos. Não sei como fica com o galeto, por ser bem suave, mas pelos comentários, parece que agradou os chefs. #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 16, 2019
Além disso os chefs escolheram mais três pessoas individualmente para fazer a segunda parte da prova. Paola, Henrique e Jacquin decidiram levar a equipe azul para a próxima etapa.
Na última parte da repescagem, a prova do bife wellington em suas diferentes versões. Eles precisaram entregar um wellington de qualquer recheio. A escolha de cada um dos seis participantes foi decisiva para o resultado. Além disso eles tiveram que fazer um molho para acompanhar o prato. Tudo em 1 hora e 15 de prova.
Todos os participantes levaram os pratos tarde para o forno e isso gerou muita tensão na cozinha.
Na hora do julgamento André e Helton receberam mais elogios. Os outros participantes tiveram erros mais fortes que os tiraram da disputa por uma vaga no programa. Helton foi o escolhido e venceu com o bife wellington clássico.
E voltou na repescagem o @MC06_Helton. E para harmonizar com o tradicional bife wellington, dois estilos de #cervejas para harmonizar: uma Bock ou uma Quadrupel, mais maltadas e alcoólicas. Parabéns pelo retorno ao #MasterChefBR
— Cerveja&Gastronomia (@cervejaegastro) June 17, 2019
Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.